Júnior iniciou suas atividades em uma organização ocupando um cargo de liderança e após ser promovido ao cargo de gerente de atendimento não conseguia bater a meta estipulada junto com a sua equipe. Na época, Júnior estava à frente de uma equipe de 35 atendentes e 6 supervisores. Seu time nunca havia cumprido a meta estipulada e algo precisava mudar. Entusiasta de treinamentos, Júnior enxergou na proposta do treinamento a possibilidade de se desenvolver e enfrentar seus desafios de gerente de atendimento. Se dedicou para desenvolver no seu dia a dia tudo aquilo que o treinamento poderia proporcionar. O gerente explica que tinha “dificuldades em entender as pessoas no trabalho, as metas nunca eram cumpridas, ficando sempre abaixo do esperado”. Os desafios, objetivos e a proposta de solução da sua gestão incluíam:
Objetivo: Atingir os resultados necessários no programa de excelência (atendimentos, produtividade, processo e atuação da equipe).
Desafios: Atendimento qualificado (atingir o percentual mínimo do programa de excelência da organização).
Solução: Treinamento
Assumindo novas responsabilidades, com uma visão clara e com a confiança fortalecida, Júnior aprendeu a valorizar as pessoas como elas são e entender que fortalecendo relacionamentos ele teria maior êxito. Os resultados dessa atitude você conhecerá a seguir.
Júnior comenta que atingiu resultados que levará para a vida toda com este treinamento, onde não somente bateu metas e aumentou em 20% o desempenho de sua equipe, mas também conseguiu levar os ensinamentos para o seu dia a dia em casa, com a esposa e com os 2 filhos adolescentes.
Já no primeiro mês do treinamento, Júnior e sua equipe atingiram 103,3% da meta estipulada para o mês, fato inédito até então, e isso aconteceu devido a mudança de postura, onde Júnior entendeu que:
- Era muito importante dedicar algum tempo para conversar com cada um dos membros de sua equipe para entender expectativas, analisar pontos fortes e pontos a desenvolver, era fundamental para entender o perfil de seus colaboradores e direcionar tarefas para um melhor resultado, reconhecendo suas necessidades e elogiando bons esultados.
- Colocar-se no lugar do outro era papel fundamental do líder para uma boa gestão.
Exercícios de formação de equipe são projetados para forçar as pessoas a debater sobre problemas estranhos ou falar sobre si mesmos de maneira não funcional. O exercício força as pessoas a seguirem o roteiro e conversarem entre si. Isso tem benefícios de longo alcance. Os colegas de trabalho não apenas aprendem mais sobre os talentos e habilidades de cada um, como também podem aprender sobre sua história cultural. Isso abre os olhos para o fato de as pessoas agirem ou falarem de forma diferente umas das outras.
Durante o treinamento, Júnior cita que a principal dificuldade foi colocar-se no lugar do outro, ou seja, entender que pessoas são diferentes e que possuem características diferentes. E entender que essas diferenças é que fazem com quem a pessoa certa no lugar certo pode produzir e fazer acontecer dentro de suas funções, e tal compreensão foi fundamental para o sucesso de sua equipe. Reiterando, os líderes sabem que um local de trabalho diversificado, onde as pessoas respeitam as origens e opiniões dos outros, leva a uma melhor comunicação e menos mal-entendidos ou conflitos.
Durante os outros 2 meses de treinamento, Júnior e sua equipe continuaram superando os 100% da meta estipulada, resultando em maior satisfação no trabalho por parte de todos além de servirem de exemplo para outras repartições públicas onde o maior serviço prestado era o atendimento ao público.


Disponível em: . Acesso em: 15 mai. 2019. (adaptado)


Analise a situação apresentada acima e responda aos questionamentos a seguir:

1) Qual tipo de líder o gerente Júnior se tornou após ter realizado o treinamento? Qual foi a importância disso para seu time?

2) Você acredita que a motivação, tanto do líder como do time como um todo após o treinamento, foram renovadas? Quais são os benefícios de se manter uma equipe motivada e satisfeita?


3) Percebemos que, além de ter trazido resultados para a organização e os nela envolvidos, também houve mudanças positivas para a vida pessoal do Júnior. Por que você entende que isso ocorreu?

Respostas

respondido por: raminhogb
25

Resposta:

Explicação:

1) Qual tipo de líder o gerente Júnior se tornou após ter realizado o treinamento? Qual foi a importância disso para seu time?

R. Líder orientado para as pessoas. Júnior aprendeu a escutar as opiniões, demostrou interesse pela equipe, criando um ambiente físico mais agradável e consequentemente superando as metas.

2) Você acredita que a motivação, tanto do líder como do time como um todo após o treinamento, foram renovadas? Quais são os benefícios de se manter uma equipe motivada e satisfeita?

R. Sim. Um ambiente de trabalho mais confortável, onde todos são respeitados, elogiados e reconhecidos pelos seus esforços e, como recompensa, a empresa tem suas metas atingidas.

3) Percebemos que, além de ter trazido resultados para a organização e os nela envolvidos, também houve mudanças positivas para a vida pessoal do Júnior. Por que você entende que isso ocorreu?

R. Júnior levou seu aprendizado para casa e passou os ensinamentos para seus dois filhos e a esposa.


enaicat15: Obrigada! sua resposta fortaleceu meu argumento.
Perguntas similares