Respostas
Resposta:
Sociedade tribal é uma cultura que se baseia nos mitos de seus ancestrais. Esses mitos dizem que as terras pertencem a todos e que a divisão do trabalho. Para eles não existia diferença entre os povos, e nem desigualdade, as pessoas que viviam ali em comunidade pensavam mais em ajudar os outros do que em pró de si mesmo.
Esses povos tinham chefe espiritual que podia ser um chefe guerreiro. O chefe tem que ter algumas qualidades para representar a comunidade tais como, falar bem, garantir a paz ou promover a guerra, fazer alianças, pois o chefe era o porta-voz da tribo e deve ser um bom "fazedor de paz".O chefe que comandava não tinha a autoridade de dar ordens e deixar a população de fora das decisões, tudo era feito em aberto para que todos pudessem saber do que se tratava e o que estava acontecendo.
Quando falamos em sociedade tribal, logo pensamos em uma sociedade inferior a nossa. Uma sociedade sem cultura, sem escrita, sem valores, com um modo de vida e crenças bem diferente do nosso. E isso é etnocentrismo, achar que somos melhores que os outros só por termos uma cultura, crenças e um modo de vida diferente.
As sociedades tribais, assim como as outras, possuem sim cultura, valores e escrita. Só por serem diferentes, não devemos menosprezá-las, e sim devemos aprender a viver com as diferenças.