Respostas
A distribuição eletrônica do H e do N é:
₁H: 1s¹
₇N: 1s² 2s² 2p³
Ocorrem três ligações químicas covalentes entre um átomo central de N e três átomos de H.
Para a distribuição eletrônica do N e do H, primeiro é necessário identificar o número de prótons ou número atômico (o símbolo é Z) de cada um, localizado na Tabela Periódica. Para o hidrogênio Z = 1 e para o nitrogênio, Z = 7.
Para realizar a distribuição eletrônica destes átomos utilizamos o diagrama de Linus-Pauling, até completar o número de elétrons de cada átomo. Assim, a distribuição eletrônica do H e do N é:
₁H: 1s¹
₇N: 1s² 2s² 2p³
Para identificar as ligações químicas é necessário olhar dois aspectos: o tipo e a quantidade de ligação.
Como são dois não metais reagindo ocorrerá ligação covalente entre eles (OBS: se fosse metal e não metal seria ligação iônica e entre os metais ocorre a ligação metálica).
Com relação a quantas ligações covalentes serão realizadas, precisamos olhar para a quantidade de elétrons na camada de valência, ou seja, a última camada.
No caso do hidrogênio, há 1 elétron na última camada (1s¹) e ele se estabiliza com dois elétrons. Portanto, cada hidrogênio realizará uma ligação para compartilhar elétrons e atingir a estabilidade.
No nitrogênio há 5 elétrons na camada de valência (2s² 2p³, no caso a última camada é a 2 e somando 2 + 3 são 5 elétrons). Ele se estabiliza com o octeto completo, ou seja, precisa de 8 elétrons na última camada. Como já apresenta 5 elétrons, o nitrogênio precisa realizar 3 ligações covalentes, para compartilhar 3 elétrons e completar o octeto.
Portanto as ligações químicas que ocorrem entre N e H são covalentes e ocorrem 3 ligações, sendo necessários 3 hidrogênios. O composto formado é a amônia, de fórmula molecular NH₃ e fórmula estrutural de:
H
|
N
/ \
H H
Em que cada traço representa uma ligação covalente de compartilhamento de elétrons.
Bons estudos!! Espero ter ajudado =)