Respostas
Resposta:
Todas as ilhas foram criadas a partir das memórias cruciais que Riley acumulou em sua infância, e cada uma delas é turbinada por uma Memória Base específica. Depois que Alegria tenta se livrar de uma Memória Base criada por Tristeza, ambas são aspiradas para fora da sede através de um tubo que envia memórias recém-criadas para a Memória de Longo Prazo, trazendo acidentalmente todas as Memórias Base com elas. Uma vez que as Memórias Base estão ausentes da sede, as ilhas são desligadas, acabando por desmoronar e caindo no depósito de memória, fazendo Riley gradualmente perder sua personalidade.
Quando o pai de Riley aproxima-se do quarto e tenta deixá-la feliz, Nojinho e Raiva são incapazes de fazê-la rir quando declinam-se juntos à insensibilidade de seu pai. Isso faz com que a Ilha da Bobeira se desintegre, pois Alegria e Tristeza tentam sair dela. A ilha é destruída e cai no depósito de memória, o que faz Riley perder a parte boba de sua personalidade. Mais tarde, durante um bate-papo por vídeo entre Riley e Meg, Meg revela que ela fez um novo amigo de volta a Minnesota, fazendo Riley se sentir substituída, fazendo com que a Ilha da Amizade caísse também.
Depois que Riley tenta juntar-se à equipe de hóquei em São Francisco, a Ilha do Hóquei se desmorona na hora, o que custa a Riley suas habilidades formidáveis como jogadora de hóquei. Com Riley cada vez mais desesperada para retornar a Minnesota, ela recorre ao roubar o cartão de crédito de sua mãe para obter um ingresso de ônibus de volta a Minnesota, condenando a Ilha da Honestidade.
A Ilha da Família se torna a última Ilha da Personalidade a cair e a mais lenta a desmoronar. Começa a cair depois que Riley não cumprimenta seus pais e sai para fugir. À medida que cai enquanto Riley está no ponto de ônibus, Alegria usa o trampolim na ilha para pegar Tristeza e retornar à sede. Uma vez que Tristeza e Alegria voltam para a sede, a Tristeza remove a ideia do console, o que faz Riley perceber o que ela está fazendo e voltar para casa.
Depois que Riley se reúne com seus pais, uma nova Memória Base é feita contendo alegria e tristeza ao mesmo tempo, recriando e estabelecendo uma Ilha da Família maior (com a Ponte Portão Dourado agora parte da ilha) e salvando a personalidade de Riley.
As novas ilhas se formam ao longo do ano a partir de Memórias Base compostas, como a personalidade Riley, que inclui as ilhas do Hóquei, Amizade, Honestidade e Bobeira restauradas, assim como ilhas novas como a da Moda, Boy Band e Romance Vampiro Trágico.