• Matéria: Sociologia
  • Autor: julianaps098
  • Perguntado 7 anos atrás

cite dois exemplos históricos em que sob pretexto do evolucionismo e do desenvolvimento civilizatório nações condenaram outras à exploração colonizadora

Respostas

respondido por: Nimot
1

Resposta:Teoria evolucionista, um dos assuntos mais polêmicos nas aulas de biologia

Como você já deve ter percebido, o assunto hoje é polêmico: a teoria evolucionista. Mas ao contrário dos debates nas redes sociais, para nós estudantes importa a ciência.

Portanto, neste artigo, nós discutiremos como a percepção científica da formação e evolução das espécies se alterou ao longo do tempo. E para fazer isso, seguiremos uma trilha histórica, percorrendo os seguintes tópicos:

O que é a teoria evolucionista;

Teoria criacionista;

Teoria evolucionista de Lamarck;

Teoria evolucionista de Darwin;

Teoria evolucionista: neodarwinismo.

Por outro lado, apesar de seguirmos este rastro histórico, não podemos esquecer que este é um assunto que pertence à disciplina de Biologia. Sendo assim, precisamos explicar alguns aspectos mais diretamente ligados à genética, mas veremos isso mais adiante.

Por enquanto, vamos começar com uma explicação sucinta da própria teoria do evolucionismo.

O que é teoria evolucionista?

A teoria evolucionista é a explicação mais completa que temos sobre a forma como a vida (as diferentes espécies de seres vivos) evoluiu ao longo de milhões de anos, desde a origem da vida.

E assim como a vida, a própria teoria evoluiu, conforme vários cientistas foram fazendo observações e descobertas, principalmente a partir do século XIX (anos 1800).

Porque antes disso a ideia dominante era a de que os seres vivos não mudavam e, portanto, não evoluíam.

Esta ideia predominou durante a maior parte da nossa história: primeiro, porque não se pesquisava sobre o assunto, mas depois por um motivo bem mais simples.

Teoria criacionista

Teoria criacionista e evolucionista não pertencem ao mesmo mundo, porque a chamada teoria criacionista não tem base científica. Ao contrário, se baseia na fé religiosa para afirmar que os seres vivos seriam produto da criação divina e, assim, imutáveis.

Seja como for, este pensamento religioso estabeleceu uma forma básica de entendimento da vida, como fruto da ação divina, que prevaleceu por muitos séculos.

Explicação:

Perguntas similares