• Matéria: ENEM
  • Autor: Leofranco
  • Perguntado 7 anos atrás

1

  

A literatura apresenta que a coleta dos dados que sustentam os gráficos e tabelas em qualquer análise estatística pode se dar de forma direta ou indireta, sendo a coleta direta aquela na qual os dados são obtidos por meio de elementos informativos de registro obrigatório, ou seja, decorrentes de registros escolares, médicos, ou ainda, dados gerados pelo próprio pesquisador por meio de questionários. Portanto, podemos afirmar que um aluno que perguntou aos seus cinco melhores amigos a nota em determinada disciplina e esboçou um gráfico para ilustrar os resultados obtidos fez uma análise de métodos quantitativos totalmente errada sobre a nota dos alunos em determinada disciplina, pois:

Uma amostra é uma parcela representativa da população que é examinada com o propósito de tirar conclusões sobre essa população, e seus cinco amigos são toda a população foco do estudo.

Uma população deve conter mais que seus amigos. Ele também deveria ter perguntado aos alunos de outra disciplina.

Uma população é uma parcela representativa da amostra que é examinada com o propósito de tirar conclusões sobre a própria população.

Uma amostra é uma parcela representativa da população que é examinada com o propósito de se tirar conclusões sobre essa população, e seus cinco amigos não retratam a amostra coerentemente.

Uma população é tudo o que esse aluno pode pesquisar, ou seja, apenas os seus amigos.


Respostas

respondido por: viniciusrm19
10

Letra D.

De fato, em experimentos quantitativos, a definição de amostra é essencial para que o trabalho apresente relevância acadêmica, de forma que seja representada por uma parcela representativa do total.

Por conta disso, apenas os cinco amigos destacados no texto não podem ser considerados como uma parcela representativa, e por conta disso, o experimento não poderia ser desenvolvido de forma natural.

respondido por: larissaguisso
4

Resposta:

letra D

Explicação:

Perguntas similares
6 anos atrás