1-Sobre a Rússia às vésperas da revolução de 1917, responda.
A) qual era o regime político adotado? Explique-o
B) como era chamado o rei ?
C) qual era o idioma predominante?
D) quais os grupos sociais apoiavam o rei?
E) Onde vivia a maior parte da população russa?
F) Explique quem eram os Mujiks.
G) Indique duas condições para renascente industrialização russa.
Respostas
Resposta:
Sobre a Rússia as vésperas da revolução de 1917:
a) Czarismo;
b) Nicolau II;
c) Língua oficial Russo. Outros idiomas: Polonês, finlandês e sueco;
d) A Igreja Ortodoxa (Cristianismo Ortodoxo), o exército e a nobreza;
e) No campo;
f) Camponeses e trabalhadores rurais;
g) A queda o regime socialista e a mudança das políticas econômicas.
Explicação:
A) O Czarismo foi um sistema político que imperou na Rússia desde 1547 até a Revolução de 1917. Czar era o título que se dava ao Imperador Russo e que, durante esse período, governava de forma absoluta, na qual se confundia com o Estado, governando como déspota.
B) O Czar Nicolau II nasceu na cidade de São Petersburgo (Rússia) em 18 de maio de 1868 e morreu na cidade de Ekaterinburgo (Rússia) em 17 de julho de 1918. Seu Reinado terminou com a Revolução Russa de 1917.
C) O idioma oficial era o Russo, mas havia outros idiomas como o Polonês, finlandês e sueco, visto que no início do século XIX, o Império Russo se estendia do Oceano Ártico, no norte, até o Mar Negro, no sul, e do Mar Báltico, a oeste, até o Oceano Pacífico. Até 1867 o império também compreendia o Alasca na América do Norte [2] (América Russa). Com 125,6 milhões de indivíduos registrados pelo censo de 1897, tinha a terceira maior população do mundo na época, depois da China Qing e da Índia. Dessa maneira devido a sua extensão territorial étnica haviam outros idiomas além do oficial.
D) O Czar Nicolau II era apoiado pelos seguintes grupos sociais: pela nobreza que eram os proprietários de terras e pela igreja ortodoxa que também concentrava riquezas e pelo exército. Os trabalhadores rurais viviam em extrema miséria e pobreza, pagando altos impostos para manter a base do sistema czarista.
E) A maior parte da população Russa vivia no campo e era composta por camponeses
F) Os camponeses e trabalhadores Rurais eram denominados de MUJIKS
G) A queda o regime socialista e a mudança das políticas econômicas são duas condições para a renascente industrialização Russa. A política não-intervencionista de Gorbachev e os problemas econômicos soviéticos alimentaram movimentos separatistas nas repúblicas do bloco. Os países Bálticos (Estônia, Lituânia e Letônia) foram os primeiros a romper com Moscou. Logo depois, Belarus, Rússia e Ucrânia se separaram e criaram a Comunidade de Estados Independentes. No final de 1991, oito das nove repúblicas que ainda se mantinham na URSS declararam independência, a Geórgia o faria alguns anos depois. Assim, extinguiu-se a União Soviética. A Economia da Rússia é profundamente marcada pela herança da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), da qual herdou 62% do potencial produtivo, mas também pelas reformas neoliberais praticadas no país a partir da década de 1990 que deram origem a renascente industrialização Russa.