Respostas
Resposta:
O Mito da caverna é uma metáfora criada pelo filósofo grego Platão, que consiste na tentativa de explicar a condição de ignorância em que vivem os seres humanos e o que seria necessário para atingir o verdadeiro “mundo real”, baseado na razão acima dos sentidos.
1) os prisioneiros significam as pessoas que ficam presas a ideias pré-estabelecidas e não buscam um sentido racional para determinadas coisas, evitando a “dificuldade” do pensar e refletir, preferindo contentar-se apenas com as informações que lhe foram oferecidas por outras pessoas.
2) o prisioneiro que se liberta e sai da caverna: 'e quem procura o saber, 'e a representacao de quem nao fica na inercia.
Espero ter ajudado.... Bons estudos
Olá!
O filósofo é o prisioneiro que se liberta e sai da caverna. Você deve estar se referindo ao mito da caverna, não é mesmo? Pois então: a caverna é o mundo de aparências em que vivemos, as sombras são as coisas que percebemos, as correntes são os nossos preconceitos e opiniões, o prisioneiro que se liberta e sai da caverna é o filósofo, a luz do sol é a luz da verdade, o mundo iluminado pelo sol é a realidade. Ah! Antes que eu me esqueça! O instrumento que liberta o prisioneiro é a filosofia!