Em que medida a questão racial era levada em consideração na teoria do evolucionismo cultural? O entendimento de que a humanidade era classificada por, dentre outros fatores, raças, tinha importância
Respostas
No evolucionismo cultural o preconceito passou a ser determinado pela evolução dos povos Europeus como soberanos as demais culturas de pele mais escura.
Porém, séculos a frente, Segundo Florestan , o ideal da miscigenação é tido como um mecanismo de absorção do mestiço, ou seja, ele dialoga sobre o essencial, no funcionamento desses mecanismos, que não é nem a ascensão social nem a igualdade racial, mas, ao contrário, a hegemonia da raça dominante.
Além disso, Gilberto Freyre em Casa Grande & Senzala, dialoga com o fato condicionado ao negro brasileiro, ou seja, a introdução de uma ideologia de culpa, imposta aos negros e seus descendentes como os únicos culpados por seu baixo nível social e econômico, quando na realidade este fato foi totalmente manipulado pelos senhores que detinham o poder sobre a classe mais pobre e assim dominavam.