As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão relacionadas a uma das alternativas estratégicas relativas à governança e à consolidação de um modelo sistêmico, rumo às novas tendências da administração pública brasileira. Nesse sentido, os sistemas de informações, em todos os seus aspectos tecnológicos, ingressam como elemento essencial da comunicação na moderna tecnologia da informação.
Respostas
Resposta:
Alternativa 2 V,V,V,V,V
Explicação:
Página 90 do livro: Sistemas de Informações no Setor Publico, se alguém tiver alguma resposta.
Com base no papel das TIC nas novas tendências da administração pública brasileira, avalie as afirmações a seguir, considerando V para verdadeiras e F para falsas:
I. A gestão pública tradicional tem um novo contraponto, substituindo o modelo de gestão tecnoburocrática e monológica por um gerenciamento mais participativo e dialógico com diferentes atores.
II. TIC é um conjunto de tecnologias microeletrônicas, informáticas e de telecomunicações, que produz, processa, armazena e transmite dados em forma de imagens, vídeos, textos ou áudios.
III. A vertente societal na gestão pública está relacionada a ação político-deliberativa, ou seja, o indivíduo participa, atua e decide sobre seu destino como cidadão, trabalhador, eleitor e consumidor.
IV. A nova perspectiva de administração pública envolve a participação da sociedade no controle social sobre as ações estatais e no processo de formulação e implementação de políticas públicas.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativa 1: V, V, V, F.
Alternativa 2: V, V, V, V.
Alternativa 3: F, V, V, F.
Alternativa 4: F, V, V, V.
Alternativa 5: V, F, V, F.
Resposta:
Alternativa 2: V, V, V, V.
Explicação:
Pag 90 do livro
"Nesse sentido, como afirma Takashi (2000, p. 176), TIC “são tecnologias utilizadas para tratamento, organização e disseminação de informações”. Complementando o conceito, Zanela (2007, p. 25) frisa TIC como o “conjunto de tecnologias microeletrônicas, informáticas e de telecomunicações, que produzem, processam, armazenam e transmitem dados em forma de imagens, vídeos textos ou áudios”.
A nova perspectiva de administração pública, como explica Fleury (2001) e Paes de Paula (2003 apud KLERING et al., 2010, p. 9), baseada em uma nova relação Estado-Sociedade, com maior envolvimento da população na agenda política, corresponde a “um maior controle social sobre as ações estatais e a legitimação da sociedade como participante do processo de formulação e implementação de políticas públicas”. A gestão tradicional, portanto, tem um novo modelo de contraponto, substituindo a gestão “tecnoburocrática e monológica (de um ator único) por um gerenciamento mais participativo, dialógico, no qual o processo decisório é exercido por meio de diferentes sujeitos ou atores sociais” (KLERING et al., 2010, p. 9). Essa vertente societal conceitua a gestão pública como uma ação político-deliberativa, ou seja, o indivíduo participando, atuando e decidindo a respeito do seu destino como cidadão, trabalhador, eleitor e consumidor"
CHIRNEV, L. Sistemas de Informação no Setor Público. Maringá: UniCesumar, 2018.