• Matéria: Biologia
  • Autor: artivo299
  • Perguntado 7 anos atrás

No caso do Zoneamento Ambiental [...] em que pesem as diferentes visões a respeito de seu papel, conforme o contexto em que é discutido e aplicado, é inquestionável o seu entendimento como instrumento de ordenamento territorial [...] que deve incorporar a variável ambiental [...] de modo que as atividades humanas a serem desenvolvidas em um determinado espaço sejam viáveis, considerando aspectos ambientais e não somente o ponto de vista econômico ou social”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, M. R. R; RANIERI, V. E. L. Critérios para análise do zoneamento ambiental como instrumento de planejamento e ordenamento territorial. Revista Ambiente e Sociedade. São Paulo. v.16, n. 4, 2013, p. 43-60.

Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Meio Ambiente e Sustentabilidade sobre os zoneamentos ambientais, é correto afirmar que:



A
são instrumentos que delimitam o espaço urbano.

B
são de competência dos gestores públicos, que indicam os critérios.

C
são documentos que analisam zonas periféricas das cidades que estão em risco.

D
delimitam e dividem as áreas rurais conforme as atividades ali estabelecidas.

E
são instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, cujo objetivo é regular o uso e a ocupação do solo.

Respostas

respondido por: Danas
6

A alternativa D) delimitam e dividem as áreas rurais conforme as atividades ali estabelecidas.

O zoneamento ambiental é uma forma de dividir as áreas rurais com o foco no uso eficiente dos solos, é uma forma de tornar sustentável as atividades que precisam de solos, como a agricultura.

Além disso, o zoneamento ambiental serve como forma de definir zonas de reserva ambiental, zonas urbanas e até onde é a zona que os produtores podem usar.

As entidades publicas e privadas se juntam para definir quais serão os critérios do zoneamento ambiental.

Espero ter ajudado!

respondido por: dedemdt
1

Resposta:

E são instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, cujo objetivo é regular o uso e a ocupação do solo.

Explicação: Esta é a resposta correta porque “São instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente e têm por objetivo regular o uso e a ocupação do solo, estabelecendo a divisão do território em parcelas, nas quais poderá ser autorizada ou vetada, total ou parcialmente, a realização de determinadas atividades. É da competência do Poder Público indicar os critérios básicos para a ocupação do solo [...] nesta dimensão do planejamento, é importante destacar o conjunto de elementos da natureza e a relação estabelecida pela sociedade com ela, que evidenciam a dimensão ambiental do planejamento na qual são analisados os processos de apropriação e reprodução socioambiental do espaço. É nessa dimensão que são analisados os riscos aos desastres naturais que ameaçam as diferentes coletividades humanas”. (livro-base, p. 182). Sendo assim, o planejamento ambiental não é específico de: áreas urbanas e/ou rurais, ou áreas periféricas, pode ser realizado em qualquer porção do território.

Perguntas similares