Para facilitar a movimentação vertical de
motores pesados em sua oficina, um mecânico montou a associação de roldanas mostrada de forma simplificada na figura. Todos os
fios, roldanas, os ganchos 1 e 2 e a haste horizontal têm massas desprezíveis. Um motor
de peso P será pendurado no gancho 1 e um
contrapeso, de peso P/5, é permanentemente
mantido na posição indicada na montagem.
O motor permanecerá em repouso, sem contato com o solo, se no gancho 2, preso no contrapeso, for pendurado outro corpo de peso:
a) P/2.
b) P/4.
c) P/8.
d) P/10.
e) P/20.
Ps: Eu cheguei ao resultado correto, mas demorei algum tempo na dedução... Gostaria de ver a resolução de outra pessoa para saber se estava certo, ou se acertei por alguma "sorte" hahaha obrigado!
Respostas
O corpo a ser pendurado deve ter peso equivalente a P/20.
As polias são utilizadas para alterar o sentido e direção da tração na corda e também para diminuir a força utilizada para erguer algum objeto.
No caso das polias fixas, a força exercida, para um sistema em equilíbrio, será igual ao peso do objeto a ser movimentado.
Quando temos a associação de polias fixas com polias móveis, a força exercida pode ser calculada por meio da seguinte equação -
F = P/2ⁿ
Onde,
n = número de polias móveis da associação
Na figura em questão, temos duas polias móveis, então a força motora será de -
F = P/2²
F = P/4
Já existe um contrapeso que equivale a P/5, então teremos -
P₂ + P/5 = F
P₂ + P/5 = P/4
P₂ = P/4 - P/5
P₂ = (5P - 4P)/20
P₂ = P/20
Resposta:
O motor permanecerá em repouso, se no gancho 2, for preso no contrapeso, outro corpo de peso P/20 que é a alternativa e).
Explicação:
A polia ou roldana é uma peça mecânica muito comum a diversas máquinas, utilizada para transferir força e energia cinética.
Conclui-se que para uma associação de roldanas dispostas como nos esquemas apresentados, para associação com n roldanas móveis a força F para sustentar um peso P é:
O peso P da equação nada mais é que o peso a ser sustentado por uma certa força F, que pode funcionar como um contrapeso também como no esquema da questão e n é o numero de roldanas que nesse caso e 2. Sendo assim, utilizando a equação acima:
Aplicando o somatório das forças,