Em relação às formas de governo dos povos africanos é interessante destacar que a característica comum entre esses governos está no processo que os consiste, ou seja, os laços de sangue, a lei da territorialidade para justificar a autoridade. Há o absolutismo nas monarquias e, em muitos casos, o poder do monarca é considerado sagrado. Tendo em vista esta questão, indique qual alternativa indica corretamente as características dos impérios entre os séculos V a.C. ao XVI d.C.:
a. Os Soninkés de Gana ou o Povo do Ouro formaram um dos primeiros impérios que se estabeleceu ao sul do Saara. Os servos sem posses, cultivavam as terras dos nobres e os escravos eram estrangeiros capturados em conflitos.
b. A união de várias tribos deu origem ao Reino Banto no Congo, por volta do século XIV, liderados pelo manicongo ou ntotila. Os moradores das aldeias mantinham autonomia e não deviam obrigações ao manicongo.
c. Entre os séculos X e XVI, os Impérios e Estados centralizados no continente africano confirmam o estado tribal e justificam a invasão ocidental nesta época. Era comum a troca de escravos por produtos europeus.
d. No Congo, formou-se um grande reino Banto constituído por povos que viviam na região entre o rio Níger e o lago Chade. Neste sistema de governo os moradores das aldeias não tinham autonomia.
e. Os imperadores do Povo de Ouro eram chamados de gana ou Caia-magas, sendo esta sociedade constituída por poucos grupos sociais, os quais assumiam papéis e funções semelhantes.
Respostas
A alternativa D está CORRETA.
A – INCORRETA: A região das tribos Soninkés de Gana ou o Povo do Ouro, era uma das mais ricas da região, justamente porque ali havia grandes reservas de ouro. Esses ouros eram trocados por novos produtos. Além de pagar os impostos as aldeias eram obrigadas a contribuir com os soldados e lavradores.
B – INCORRETA: Os moradores não tinham autonomia e devia obrigadões ao Rei. O Manicongo cobrava impostos em forma de alimentos e mercadorias de todas as tribos das quais ele controlava o reino. Os habitantes acreditavam também que o rei, possuía poderes sagrados, influenciando assim na colheita, guerra e saúde do povo.
C – INCORRETA – De fato durante o século XVI ocorreu a era Colonial, que causou o mercado de tráfico humano entre Portugal e os impérios africanos, porém, o restante da questão não se confirma como correta.
D – CORRETA – A região que eles viviam no noroeste do país, onde hoje se localiza a Nigéria, Camarões, Mali e Mauritânia, passa de fato o rio Níger e o lado Chade.
E – INCORRETA – Os grupos sociais do Povo de Ouro eram variados, dividido por tribos que constituíam um grande império.
Resposta:
LETRA D - No Congo, formou-se um grande reino Banto constituído por povos que viviam na região entre o rio Níger e o lago Chade. Neste sistema de governo os moradores das aldeias não tinham autonomia.
Explicação: