A interação entre o proprietário do engenho, considerado por Gilberto Freyre, o senhor branco, maleável e excitado, e a escravizada negra, que teria uma suposta índole corroborativa, gera um cenário de suposta violência consentida, que faria parte da natureza do senhor e da escrava. Com isso, Freyre cria a figura mitológica do “bom senhor”, que apesar de ter escravos, se importa com eles (as) e os trata como membros inferiores, mas da família.
Com base nestas considerações, analise as sentenças sobre o conceito de democracia racial e indique (V) para as afirmações Verdadeiras e (F) para as Falsas:
( ) A amistosidade descrita na obra Casa Grande & Senzala motivou Gilberto Freyre a apontar uma democracia racial, a partir do convívio pacífico entre escravos e fazendeiros.
( ) O conceito de democracia racial abarca a noção de cooperação e cordialidade da população branca em relação aos afrodescendentes.
( ) Representa uma visão distorcida dos intelectuais acerca das diferenças entre indígenas, afrodescendentes e asiáticos.
( ) Este tipo de pensamento ajuda a resolver situações de conflito em que prevalecem atitudes racistas e discriminatórias em relação aos afro-brasileiros.
Respostas
respondido por:
7
Resposta:
A figura do bom senhor foi algo bastante persente dentro o período colonial, criando a ideia de que o senhor de escravos de certa forma era bom para o escravo.
Importante notar que a escravidão foi o principal meio de produção durante o Brasil colonial.
Nesse aspecto, a população africana que veio trabalhar de forma forçada constituiu uma parte da identidade cultural brasileira.
No entanto, ainda é necessário que se faça reparações histórica do período da escravidão.
espero ter ajudado!
beatriz01471:
então qual seria verdadeira e qual seria falsa para você?
respondido por:
2
Resposta:
V , V , F , F
Explicação:
CORRETA
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás