Respostas
Reino de Benin
O Reino de Benin foi um dos mais poderosos da costa oeste da África, tendo inclusive feito parte do tráfico de escravos negros entre os séculos XVI e XIX.
Publicado por: Cláudio Fernandes em Idade Moderna
Tweet
Selo nigeriano com imagem de uma máscara de madeira típica do reino de Benin *
Selo nigeriano com imagem de uma máscara de madeira típica do reino de Benin *
Na costa oeste africana, na região onde atualmente se encontram países como Costa do Marfim, Benin, Gana, Togo e Nigéria, alguns reinos poderosos floresceram. Os exemplos mais notáveis são o Reino do Congo e o Reino de Benin. Esses dois reinos desenvolveram-se na região Sudoeste da cidade de Ifé – atual cidade de Lagos, na Nigéria. A cidade de Ifé é considerada a “matriz”, ou a “cidade-mãe”, das civilizações do oeste africano.
O Reino de Benin começou a ser formado entre os séculos XII e XIII. A história de sua formação é articulada por um misto de investigações arqueológicas e narrativas mitopoéticas, haja vista que os mitos fundadores da tradição oral de Benin estão associados aos mitos fundadores da cidade de Ifé. Conta-se que Ifé foi fundada por Odudua, um orixá da criação, a mando do deus supremo, Olorum. Benin, por sua vez, teria sido fundado por Oraniã, orixá das profundezas da Terra, filho de Odudua.