Um grupo de estudantes realizou um experimento em uma aula de Física. Eles coletaram um conjunto de cinco valores de pressão (P) e volume (V) de um gás confinado em um recipiente. O número de mols do gás dentro do recipiente foi mantido constante, igual a 5,4.10^-4 mols, durante as medições. O grupo obteve o conjunto de dados mostrado na tabela a seguir, em que, na última coluna, é apresentado o produto da pressão pelo volume (pV) das duas primeiras colunas.
Com base no conjunto de dados obtidos segundo a aproximação de gás ideal, é correto afirmar que:
A) a variação da pressão do gás com seu volume foi linear, mantendo-se à temperatura constante, igual a 200 K, o que está de acordo com a lei de Boyle.
B) o gás sofreu uma compressão isobárica (pressão constante), uma vez que o produto pV foi aproximadamente constante durante as medições.
C) a temperatura do gás manteve-se constante durante o experimento, com um valor aproximadamente igual a 300 K.
D) a temperatura do gás manteve-se constante durante o experimento, com um valor aproximadamente igual a 121 K.
Não consigo achar a formula de calculo . por favor me ajude . obrigada
Respostas
Resposta:
D) a temperatura do gás manteve-se constante durante o experimento, com um valor aproximadamente igual a 121 K.
Explicação:
Nesse caso a transformação do gás é isotérmica, Transformação isotérmica ou Lei de Boyle. A transformação isotérmica ocorre quando um gás, em condições ideais, sofre variação na sua pressão e no seu volume, mas a temperatura permanece constante. Calculamos sua temperatura partindo da equação dos gases ideais,
, onde P é a pressa do gás, V é o volume, n é o numero de mols, R é a constante universal dos gases e T é a temperatura. Esta tarefa não forneceu os valores do produto PV, mas em uma questão parecida há uma tabela que mostra essa variação de PV onde sua media dos valores é de PV = 5,4463 (10^-1 J) = 0,0053749814967354 atm.L. Sendo assim basta substituir os dados na equação e encontrarmos a temperatura,
alternativa D) é a correta.
Resposta:
a temperatura do gás manteve-se constante durante o experimento, com um valor aproximadamente igual a 121 K.
Explicação: