Respostas
Resposta:
Oto se apaixona por Sílvia ao vê-la na praia. Tenta chamar-lhe a atenção, mas ela parece não notá-lo. Oto se revolta - ele é negro, humilde e abomina o racismo. Na hora, o rapaz forma o estereótipo: Sílvia é branca, rica e racista! Mas isso é um equívoco. Sílvia é cega e os dois vão se reencontrar numa instituição onde Oto trabalha como voluntário, lendo para deficientes. Começa a ler O mulato, o clássico de Aluísio Azevedo sobre a crueldade do racismo. Temendo a rejeição da moça, Oto diz que é louro, de olhos azuis. Até quando o rapaz vai conseguir manter essa farsa?
Resposta:
Oto é negro, Sílvia, branca. Ele conta para ela a história de Raimundo, que é protagonista do livro "O Mulato", de Aluísio de Azevedo. Educado como branco, Raimundo apaixona-se por Ana Rosa, sua prima, que é branca, sofrendo assim o preconceito.
Embora milite em favor da causa negra, Oto se finge de branco para Sílvia, com medo de que ela o rejeite.
As razões para um tal receio, num país como o Brasil, são muitas. Elas remontam ao drama de Raimundo - que se passa no século XIX - e chegam até o século XXI, definindo o vínculo entre Oto e Sílvia.
De uma história à outra, você vai acompanhar as mutações do preconceito ao longo do tempo e até mesmo rir das situações insólitas em que Oto se mete por causa de uma mentira, fruto da luta entre amor e medo.