Respostas
- FAKE NEWS
- PS:FICOU BEM MAIOR MAS ESTE SITRE NÃO ACEITA TEXTO GRANDE SE QUISER COMPLETO MANDA SEU EMAIL ,MAS CREIO QUE SUA PROFESSORA GOSTARA MUITO.
Recentemente as fake news se tornaram um fenômeno global de grandes proporções e dados alarmantes. Esse termo trata-se literalmente da divulgação de notícias falsas por meio das redes sociais que, com a popularização da internet, podem causar impactos negativos na sociedade.
Com um grande número de usuários, os aplicativos de mensagens instantâneas são os principais responsáveis pela distribuição de conteúdos falsos. Ainda, vale destacar que nesse tipo de prática existem diversas pessoas interessadas, favorecendo a disseminação das fake news.
Neste cenário, é fundamental que exista um combate a esse tipo de conteúdo para que não ocorram problemas mais sérios no futuro. Ficou interessado neste assunto? Então, continue a leitura e entenda mais sobre as fake news.
m diversos momentos da história da humanidade pode-se observar a divulgação de informações falsas tidas como verdade. Contudo, esse fenômeno conhecido como fake news vem ganhando força após a popularização da internet e o domínio das mídias sociais.
As atenções ficaram voltadas para esse fenômeno após mensagens circularem nas redes sociais denegrindo a imagem dos opositores de Trump. Por outro lado, as falsas notícias acabaram por popularizar e reforçar a candidatura do atual presidente.
A história dos vencedores sempre teve um pé nas fake news, ou melhor, sempre precisou de uma certa manipulação para atender a padrões de heroísmo, ou para que determinada ação parecesse mais nobre do que realmente foi. Por isso, mulheres, negros, pessoas escravizadas e países derrotados em guerras não tinham direito de darem suas versões sobre os fatos.
A partir do século XX começou então um interesse pelas histórias dos vencidos. Ou seja, foi dado novamente aos grupos minoritários o poder de expor sua própria narrativa. Assim, essas narrativas acabaram fazendo uma forte oposição à visão dos vencedores e, também, foram os primeiros passos para combater as fake news do passado.
Atualmente, as notícias falsas viralizam rapidamente ao redor do mundo graças ao poder de compartilhamento das redes sociais. Sendo assim, não são mais apenas grupos minoritários que podem se tornar vítimas, mas sim todos os indivíduos da sociedade que podem, em algum momento, fazer parte desse movimento.
Quando algo se torna viral quer dizer que “infectou” o mundo todo, se tornando um movimento global. Esse termo vem da palavra “vírus” e passa uma ideia de epidemia. Ou seja, a contaminação de pessoa para pessoa até infectar um grande número da população.
Segundo o conceito de pós-verdade, cada indivíduo tem uma tendência maior a acreditar na informação que lhe agrada, ou esteja mais relacionada com seus direcionamentos morais e crenças. Assim, esse indivíduo passa a excluir as possibilidades de crítica e análise para confiar cegamente na informação recebida, apenas porque ela concorda com suas crenças.
Portanto, esse conceito busca problematizar e compreender melhor como funcionam as fake news. Ainda, de acordo com o historiador brasileiro mais famoso da atualidade, Leandro Karnal, esse conceito representa uma seleção afetiva de identidade, ou seja, pega-se para si apenas aquilo que lhe agrada sem pensar nas consequências do ato ou na veracidade da informação.
Dessa forma, as fake news se tornam uma espécie de ferramenta da pós-verdade. Uma vez que os veículos de comunicação obedecem a certos direcionamentos sejam eles políticos, sociais, culturais ou econômicos , pode haver uma certa manipulação do que se compreende por verdade.
Nem todas as pessoas que compartilham fake news e acabam por ajudar a torná-las virais têm as mesmas intenções afinal, existe o repasse inocente ou apuração incompleta. Nesse caso, os compartilhamentos são feitos sem que o responsável pense direito acerca do conteúdo ou do impacto da mensagem.
Nesse sentido, esse tipo de compartilhamento de forma inocente não costuma partir de pessoas mal intencionadas. Contudo, pode acabar se tornando uma parte efetiva do problema, pela falta de exercício do pensamento crítico ou pelo descuido em checar as fontes da informação.
Por outro lado, existem aqueles que são a fonte geradora das notícias falsas, portanto, promovem o compartilhamento com segundas intenções. Esse tipo de prática, além de ser considerada um crime, pode causar sérios danos a quem compartilha e até mesmo para o alvo de informações infundadas.
Uma população que se vê acreditando no que não corresponde à verdade acaba fazendo escolhas de acordo com o que recebe, ainda que este conteúdo esteja manipulado.