Respostas
A participação do Brasil no conflito teve início no ano de 1942, quando o país era governado pelo presidente Getúlio Vargas, que entrou em um acordo com o então presidente americano, chamado Franklin Roosevelt, resultando no ingresso brasileiro na guerra em uma posição inicialmente ne
A principal ação do Brasil na Segunda Guerra Mundial aconteceu no ano de 1944, quando o país ajudou o exército dos Estados Unidos na libertação da Itália, que pertencia, em partes, ao exército alemão. Foram enviados à Itália mais de 25 mil soldados, contando com homens da Força Expedicionária Brasileira e da Força Aérea Brasileira. Nessa missão, ainda houveram algumas dificuldade para os soldados brasileiros, que não estavam acostumados com o clima frio da região.
O Brasil também contribuiu no conflito fornecendo matéria-prima para países do grupo dos aliados (como a borracha, por exemplo) e cedendo bases militares para as tropas norte-americanas.
No ano seguinte ao do fim de guerra, a Força Expedicionária Brasileira teve seu fim.
O retorno dos pracinhas
Com o fim da guerra, em agosto de 1945, os soldados brasileiros voltaram a sua pátria e comemoraram a vitória. Para Vargas, isso teve um sabor amargo: os próprios soldados passaram a questionar a incoerência da luta contra a ditadura nazista em nome da democracia num momento em que, dentro do próprio Brasil, as liberdades civis eram limitadas por um regime ditatorial.
Em seu retomo, os pracinhas foram recebidos como heróis em várias manifestações populares realizadas em todo o país.