Respostas
Resposta:
Os recifes de corais têm uma grande importância no ambiente marinho, que assim como os mangues, fornecem abrigo, alimento para a maioria dos peixes, crustáceos e invertebrados, e funcionam como um grande filtro da água do mar, já que os corais se alimentam também por filtração da água, retirando dela os nutrientes necessários. Uma grande quantidade de corais alimenta-se de pequenos animais e plâncton, possuindo mecanismos impressionantes de captura. Poderíamos dizer grosso modo, que um recife de corais seria uma usina de reciclagem e produção de alimento muito eficiente.
Abrolhos é um arquipélago que localiza-se no Oceano Atlântico, no sul do litoral estado da Bahia, Brasil. Possui a maior biodiversidade marinha no Atlântico Sul, incluindo o maior banco de corais e algumas das principais áreas-berçário das baleias jubarte, que se dirigem para lá para procriar. É também a única região do planeta onde é possível encontrar o coral Mussismilia braziliensis, conhecido como coral-cérebro por seu aspecto peculiar.
Em um levantamento da biodiversidade do Banco dos Abrolhos, publicado em 2006 pela ONG Conservação Internacional, foram registradas aproximadamente 1.300 espécies na região; 45 delas consideradas ameaçadas, segundo listas da IUCN e do Ibama.