Questão 2/5 - Organização e Administração na Educação Física
Leia o seguinte fragmento de texto:
“As políticas têm sido tema recorrente em estudos e pesquisas recentes, que apontam que o sucesso do esporte de alto rendimento é cada vez mais suscetível de ser desenvolvido pelas políticas dos países. As estratégias elaboradas pelas nações com base em um planejamento e como componentes de um sistema estruturado são passíveis de maior monitoramento e controle, portanto, do gerenciamento da política esportiva”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BASTOS, F. C. O sistema e o desenvolvimento do esporte de alto rendimento olímpico no Brasil. Revista USP, São Paulo, n. 110, p. 72-78, jul./set. 2016. p. 73.
Tendo em vista essas informações e os conteúdos do texto-base Análise da estrutura organizacional do esporte de rendimento no Brasil: um estudo preliminar sobre o modelo teórico para a análise da estrutura esportiva que leva ao sucesso internacional, analise as seguintes proposições:
I. O modelo procura sistematizar os critérios de análise das estruturas esportivas dos países para identificar os fatores de sucesso.
PORQUE
II. Aspectos específicos do treinamento físico e desempenho individual de atletas compõem a análise do sistema esportivo.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
Resposta: Letra B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
Explicação:A asserção I é verdadeira, pois: “No sentido de promover a sistematização de critérios para análise dos sistemas esportivos que resultam em sucesso no esporte de rendimento, De Bosscher et al. [...] procuraram validar um modelo dos fatores que levam ao sucesso do esporte de alto nível empiricamente. A partir dos resultados obtidos, foi proposto um modelo teórico para a análise da estrutura esportiva que leva ao sucesso internacional” (texto-base Análise da estrutura organizacional do esporte de rendimento no Brasil: um estudo preliminar, p. 252). A asserção II também é verdadeira, pois: “Mais recentemente, De Bosscher et al. [...] propuseram outra abordagem para a análise do sistema esportivo, considerando-se três níveis de análise: macro, meso e micro. O macro nível compreende as condições gerais (sociais, econômicas, históricas, culturais, entre outras); o meso nível engloba as políticas da sociedade e do respectivo governo voltadas para o esporte; já o micro nível refere-se aos aspectos específicos do treinamento físico e desempenho individual de atletas” (texto-base Análise da estrutura organizacional do esporte de rendimento no Brasil: um estudo preliminar, p. 252). Porém, a asserção II não justifica a primeira porque o modelo aborda o meso nível, e não o micro nível.