Respostas
Resposta:
Conhecido por maré negra, o derrame de produtos petroleiros vem afetando e poluindo mares e zonas litorâneas cada vez mais. Estima-se que essa exposição pode chegar a 10% do total anual da poluição dos oceanos.
Dentre as principais causas, estão a ruptura de oleodutos, o transporte de hidrocarbonetos em alto-mar, acidentes e as atividades de exploração petrolífera – plataformas de exploração de jazigos de petróleo, através de perfurações submarinas, localizadas nos limites das plataformas continentais.
As marés negras são consideradas umas das maiores catástrofes ecológicas em todo o mundo. Elas são causadoras de poluição dos mares e, infelizmente, são bastante comuns. Em 1964, no Alasca, cerca de 40.000 toneladas de óleo foram derramadas, matando 30.000 animais marinhos
Resposta:
As marés negras dizem respeito à poluição dos mares e zonas litorais por grandes manchas de hidrocarbonetos (petróleo e derivados), os quais representam cerca de 10% do total anual da poluição dos oceanos. Todos os anos são derramadas cerca de 3 000 000 de toneladas de petróleo nos oceanos.
As principais causas de marés negras são a rutura de oleodutos, o transporte de hidrocarbonetos em alto-mar, pelos petroleiros, e as atividades de exploração petrolífera off-shore (plataformas de exploração de jazigos de petróleo, através de perfurações submarinas, localizadas nos limites das plataformas continentais).