"Segundo nosso mestre do marketing Kotler (1998, p.500) o varejo inclui todas as atividades relativas à venda de produtos ou serviços diretamente ao consumidor final, para uso pessoal e não comercial. Um varejista ou uma loja de varejo é qualquer empreendimento comercial cujo faturamento provenha principalmente da venda de pequenos lotes no varejo. Qualquer organização que venda para os consumidores finais seja ela um fabricante, distribuidor/atacadista ou varejista está executando a atividade varejo. Prestem bem atenção, não importa como os produtos são vendidos (pessoalmente, pelo correio, por telefone, por máquinas de vendas ou pela internet) ou onde eles são vendidos (em uma loja, na rua, na casa do consumidor).
Atualmente os consumidores podem adquirir produtos e serviços em uma ampla variedade de organizações de varejo. Há varejistas de loja, varejistas sem loja e organizações de varejo."
(
Hoje, os principais tipos de organizações de varejo corporativo são: rede corporativa; rede voluntária; cooperativa de varejo; cooperativa de consumidores; franquias e conglomerado de comercialização. Escolha três desses tipos de varejo corporativo e explique sobre eles.
Respostas
Segue a explicação sobre as opções: Rede corporativa, rede voluntária e cooperativa de consumidores.
Rede corporativa - são quando 2 ou mais lojas do mesmo proprietário empregam um sistema central de compras e de exposição com o intuito de vender itens parecidos. Por conta de não ser apenas para 1 loja, conseguem comprar em maiores quantidades. Com isso, conseguem preços mais baixos para compra e também para revenda.
Rede voluntária - são grupos de varejistas independentes que são patrocinados por um atacadista que se de dedica a compra de grandes volumes e ao "merchan" conjunto.
Cooperativa de consumidores - são as empresas de varejo cujo os proprietários são os seus clientes. Nessa modalidade, os membros contribuem com dinheiro para abrirem suas próprias lojas.
Resposta:
Explicação: