• Matéria: Filosofia
  • Autor: mayllon98
  • Perguntado 7 anos atrás

o médico austríaco sigmund freud fundador da psicanálise,partiu da hipótese do inconsciente para construir sua metodologia. para psicanálise todos os nossos atos têm uma realidade exterior representada na nossa conduta, bem como significados ocultos que podem ser interpretados.usando uma metáfora poderíamos dizer que a vida consciente é apenas a ponta de um iceberg, cuja montanha submersa simboliza o inconsciente. ao descrever o aparelho psíquico, Freud delimita três instancia diferenciadas: o id, e o ego e o superego: é a Instância que age como intermediária, em contrastes com o mundo externo e que contém pulsos, que enfrenta conflitos para adequá-las pela razão as circunstâncias.

a afirmativa acima refere-se a qual instância do aparelho psíquico ?

alternativa (a) id,
alternativa (b) ego,
alternativa (c) id e superego,
alternativa (d) superego ,
alternativa (e) id e ego​

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
1

O mecanismo intermediário entre as pressões e estruturas sociais e a pura paixão e tendência inconsciente é o ego. Alternativa B.

É este mecanismo que Freud apontava como o único que seus contemporâneos tinham em mente quando falavam de "personalidade" ou "subjetividade".

É no ego que a razão se manifesta claramente, tentando ajustar os impulsos reprimidos com as obrigações sociais, tentando equilibrar os impossíveis.

Perguntas similares