O processo decisório legislativo tem um contexto de forma de decisão próximo a outros âmbitos de decisão. Vários fatores devem ser sopesados para que a elaboração de um bom projeto de lei. Pelo método de Sorensen, o procedimento para a elaboração de um projeto de lei envolve, como 4 primeiros passos: a) identificar (definir) o problema; b) identificar as alternativas de solução; c) examinar as consequências de cada uma das alternativas; d) escolher a melhor alternativa.
Respostas
a) O senador A constatou, por estatísticas oficiais, que o índice de homicídios no país cresceu vertiginosamente nos últimos 10 anos. Para resolver o problema, contratou especialistas em segurança pública e, por sugestão unânime de todos eles, propôs um projeto de lei que proíbe a comercialização de armas de fogo em todo o território nacional.
O método de Sorensen é uma técnica de identificação de efeitos que considera a caracterização de diversos usos. Nessa técnica ocorre o desdobramento através de diversos impactos ambientais que se classificam em condições iniciais, suas consequências e seus efeitos.
O método de Sorensen foi introduzido através de parâmetros de valoração de magnitude, de importância e de probabilidade que visam o alcance do cálculo do índice global de impacto.
Resposta:
Letra C: O vereador C verificou que havia em sua cidade muitas doenças causadas pela fumaça do cigarro. Para resolver o problema, poderia proibir a venda de cigarros ou proibir o fumo em locais fechados de acesso ao público. Proibir a venda seria uma medida muito drástica contra a liberdade individual, portanto, pensando nos efeitos da ação, propôs um projeto em que proibia o fumo em locais fechados de acesso público. pg. 32 do livro base.
Explicação: