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Resposta:
No século 17, os portugueses defenderam o Brasil dos invasores ingleses, franceses e holandeses. Porém, os holandeses resistiram e se instalaram no nordeste do País entre os anos de 1630 a 1654.
O conde Johann Moritz of Nassau-Siegen, conhecido pelo nome Maurício de Nassau, governou a colônia holandesa no Nordeste do Brasil, com a capital em Recife, de 1637 a 1643.
Como humanista, ele estimulou as artes e as ciências, sendo assim um incentivador das investigações na história natural, da botânica e da zoologia dos trópicos. A fauna e a flora foram, exaustivamente, apreendidas como objetos de pesquisa.
Além disso, Nassau mandou construir um observatório astronômico, um jardim botânico e trouxe com ele uma comitiva de artistas da pintura flamenga e cientistas.
Foi sob a orientação de Nassau que o arquiteto Pieter Post projetou a construção da Cidade Maurícia e também os palácios e prédios administrativos.
Embora fosse comum a presença de artistas nas primeiras expedições enviadas à América, Maurício de Nassau afirmou, em carta à Luiz XIV, em 1678, ter a sua disposição seis pintores no Brasil, entre os quais estavam Frans J. Post e Albert Eckhout.
Os chamados pintores de Nassau, por não serem católicos, puderam facilmente dedicar-se a temas profanos, o que não era permitido aos portugueses. Em consequência disso foram os primeiros artistas no Brasil e na América a abordar a paisagem, os tipos étnicos, a fauna e a flora como temática de suas produções artísticas, livre dos preconceitos e das superstições que era de praxe se encontrar nas representações pictóricas que apresentavam temas americanos. Foram verdadeiros repórteres do século XVII.
Se as pinturas holandesas fomentadas por Maurício de Nassau surgiram pelo ímpeto científico, é inegável que a aura artística inerente a elas se entrelaça aos significados epistemológicos. O caráter simbólico e subjetivo que pinturas e desenhos possuem permite transcender o conteúdo descritivo; portanto, tornando-se sensível e contundente como obra de arte.
Destacamos dois pintores mais relevantes dessa comitiva:
Frans J. Post (1612-1680) nasceu e morreu em Haarlem, Holanda, foi pintor, desenhista e gravador. Era irmão do arquiteto Pieter Post. Tinha 24 anos quando chegou ao Brasil, contratado por Nassau, residindo em Recife entre 1637 e 1644. Sua principal tarefa nas novas terras era documentar paisagens, tomando apontamentos de portos e fortificações. É considerado o primeiro paisagista a trabalhar nas Américas.
Foi autor de cerca de 150 obras, costumava pintar pequenas figuras para funcionar como pontos de atração nos quadros e deixá-los mais interessantes. Vários museus do mundo mantêm em seus acervos obras de sua autoria. No Brasil, podemos ver a sua obra no MASP, em São Paulo e MNBA no Rio de Janeiro.
Explicação:
Foi Maurício de Nassau, governador da colônia holandesa no Nordeste do Brasil, com a capital em Recife, que estimulou as artes.
Resumo da arte holandesa.
Mauricio de Nassau foi quem começou as investigações na história natural, da botânica e da zoologia dos trópicos. A fauna e a flora foram apreendidas como objetos de pesquisa. Foi através de Nassau que o arquiteto Pieter Post projetou a construção da Cidade Maurícia e também os palácios e prédios administrativos.
Os chamados pintores de Nassau não eram católicos, por isso puderam se dedicar a temas profanos, o que não era permitido aos portugueses. Com isso, foram os primeiros artistas no Brasil e na América a abordar a paisagem, os tipos étnicos, a fauna e a flora como temática de suas produções artísticas, livre dos preconceitos.
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