7. No início do século XX, a Rússia era o maior impé-
rio territorial do mundo. Entretanto, as condições
políticas, econômicas e sociais do país eram con-
sideradas ultrapassadas. Apresente argumentos
que comprovem essa afirmação.
Respostas
Resposta: Pois Bem:
• O Império Russo era, ainda no começo do Séc XX, um país agrário. A maioria da sua população vivia em áreas rurais e vivia de uma economia de subsistência.
Enquanto uma nação agrária, a Rússia se distanciava dos demais países europeus, que já passavam pelo processo de Industrialização desde do Séc XIX.
• A Rússia era uma clara representação do Antigo Regime, e isto se dava pela característica de organização da sua sociedade. Nesse sentido, a população comum, que não detinha do Status de Nobreza ou que não eram pertencentes ao Clero, mantinha o funcionamento do Estado por meio das tributações. Além disso, diferente do restante da Europa, ascensão social dentro da Sociedade Russa era algo praticamente impensável, visto o fato de se tratar de uma Sociedade Estamental.
• O Império Russo vivia em Crise, seu setor militar, por exemplo, era uma clara representação do fracasso das políticas imperiais. O Exército Russo aparentava viver ainda no Séc XVIII, em realidade, a única vantagem do Exército Imperial perante as demais potências da Europa era seu contigente militar, o qual era consideravelmente grande.
• Períodos antes da Revolução Russa, em 1917, já indicavam uma grave crise econômica dentro do Império. A insatisfação da população para com o governo era alta, principalmente após o traumático evento do Domingo Sangrento, em 1905. No mais, a aderência da Rússia em conflitos militares, como a Guerra Russo-Japonesa em 1905 e mais tarde na Grande Guerra acabava por jogar o país numa situação ainda mais drástica, onde a economia, já fragilizada, era mobilizada para Guerra, deixando a população comum às margens da Fome.
Bom, acho que estes argumentos já servem. :D
Boa Sorte na Prova!