Durante o exercício ocorrem duas grandes modificações na ventilação pulmonar. Uma delas é o aumento muito rápido da ventilação dentro de pouquíssimos segundos após o início do exercício. Essa elevação rápida na ventilação cessa logo e é substituída por uma elevação mais lenta que, durante o exercício submáximo, tende a se nivelar e atingir um valor estável que é conhecido como:
A) Broncodilatação
B) Limiar de lactato
C) Steady-state
D) Hiperventilação
E) Limiar Anaeróbio
Respostas
Resposta:
A) Broncodilatação
Explicação:
Broncodilatação. Chama-se bronco-dilatação à dilatação das paredes musculares dos brônquios, que aumentam o seu diâmetro interno para permitir um maior fluxo de ar. Os estimulantes dos receptores beta-2, são usados para causar este efeito.
Broncodilatadores são as substâncias farmacologicamente ativas que promovem a dilatação dos brônquios, usados na crise asmática. Um exemplo de substância broncodilatadora é a Acebrofilina ou Bromidrato de Fenoterol (Berotec).
Os broncodilatadores são a base do tratamento sintomático das doenças pulmonares obstrutivas, como a asma, bronquite crônica, enfisema pulmonar e DPOC. A via de administração preferencial é a inalatória, pela ação direta nas vias aéreas e menor incidência de efeitos colaterais.
b2-AGONISTAS: São broncodilatadores potentes e seguros que atuam abrindo os canais de potássio e aumentando o AMP cíclico. Os b2-agonistas de longa duração, formoterol e salmeterol, quando comparados aos b2-agonistas de curta ação, fenoterol, salbutamol e terbutalino e ao anticolinérgico brometo de ipratrópio, são mais eficazes, resultando em redução da dispnéia e melhora funcional mais acentuada e mais duradoura. O único b2-agonista de ação por 24 horas é o bambuterol.
ANTICOLINÉRGICOS: O brometo de ipratrópio é um antagonista inespecífico dos receptores muscarínicos. Em pacientes com glaucoma deve-se tomar o cuidado de não permitir contato direto da névoa de aerossol com os olhos. O pico de ação do ipratrópio varia de 30 a 90 minutos e a duração de seu efeito varia entre 4 e 6 horas.
O brometo de tiotrópio é um anticolinérgico de longa duração, mais eficaz que o ipratrópio, com seletividade farmacocinética para os receptores muscarínicos M1 e M3, permitindo a sua utilização em dose única diária. É um fármaco mais seguro, pois sendo sua única apresentação em pó, leva a menor risco de contato direto com os olhos, diminuindo a possibilidade do aparecimento de glaucoma. Em acréscimo, o número de efeitos colaterais é pequeno, sendo seu efeito colateral mais freqüente a boca seca, em 16% dos indivíduos que utilizam a medicação. O brometo de tiotrópio reduz o número de exacerbações e hospitalizações e melhora a qualidade de vida relacionada ao estado de saúde, comparado com placebo e ipratrópio.
XANTINAS: As xantinas continuam sendo usadas em larga escala, apesar de seu efeito broncodilatador ser inferior ao das demais drogas e de causarem grande número de efeitos adversos.
A bamifilina é uma xantina de ação de 12 horas e tem a vantagem de provocar menos efeitos adversos do que a teofilina.
Geralmente usado para aliviar sintomas de constrição da respiração, por crises respiratórias.