rede de supermercados Pague Menos, no norte de Minas, está passando por uma fase bastante delicada no que tange à mão de obra. Todos os setores que compõem as 30 lojas estão defasados, além disso, há dificuldade de contratações. As vagas disponíveis para contratação são: Balconista de Padaria, Balconista de Frios, Atendente de Açougue, Balconista de Hortifruti, Repositor, Conferente, Operadora de Caixa e Fiscal de Loja. Algumas estratégias já foram implementadas pelo RH, como a divulgação das vagas nas próprias lojas e de anúncios no Facebook e no site da empresa. Entretanto, dessas publicações está no fato de que elas apenas discriminam a vaga em aberto, mas não dizem nada a respeito das tarefas a serem realizadas, nem informam sobre a empresa, portanto, mesmo com a utilização dessa ferramenta, a procura de candidatos interessados continua escassa. Com base no problema apresentado, elabore um planejamento de Recursos Humanos que consiga saná-lo, pensando na escassez de mão de obra da rede de supermercados.
Respostas
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Sendo o problema da rede de supermercados a escassez de mão de obra, a divulgação de vagas tem que ser mais abrangente, anunciando características atrativas sobre a empresa, como jornada de trabalho, salário, benefícios, funções a serem executadas e também os programas de capacitação que oferece, pois quando a procura de mão de obra é feita pela própria organização, ela precisa reter os funcionários que já possui e atrair estrategicamente os candidatos aos demais cargos. Além de aumentar as formas de divulgação, com anúncios em escolas, faculdades, rádios e televisão, transmitindo aos candidatos, a seriedade e a popularidade da empresa. Tudo se constitui como táticas de planejamento, pois podem despertar o interesse de candidatos por um emprego.
Explicação:
Resposta:
A divulgação/anúncio das vagas deverá ser feita de forma mais extensa, com publicações mais atrativas sobre a empresa, características bem definidas/detalhadas da organização - ressaltando benefícios, horário de trabalho, remunerção e programas de capacitação para os colaboradores. A empresa deverá reter os colaboradores que já tem através de programas e benefícios internos e de repente se for o caso, elaborar um projeto social com cursos profissionalizantes, onde os participantes do curso possam ser contratados pela empresa.