Respostas
Resposta:
O exército alemão aprimorou o uso da blitzkrieg durante as campanhas realizadas contra a Polônia em 1939 e nas campanhas que foram concluídas com a conquista da França em 1940. Na fase inicial da guerra, a utilização da blitzkrieg foi essencial para que as vitórias alemãs acontecessem em muitos locais da Europa.
A primeira utilização ocorreu na Polônia, em 1939, quando o exército alemão, formado por cerca de 1,5 milhão de soldados, 3.600 veículos blindados e 1.929 aviões, cruzou a fronteira e iniciou o ataque. Esperava-se que a Polônia pudesse resistir alguns meses ao conflito, porém, em pouco mais de 20 dias, a Alemanha havia conquistado todo o país.
A blitzkrieg também levou à conquista e ocupação da Noruega após mais de 60 dias de batalha em maio e junho de 1940. Além disso, Dinamarca, Holanda e Bélgica foram igualmente ocupados por tropas alemãs.
O ataque à França começou no dia 10 de maio de 1940. No dia 4, as tropas alemãs desfilaram vitoriosas em Paris e, por volta do dia 25, a França rendeu-se. Apesar disso, o historiador Max Hastings afirma que a campanha alemã na França não foi resultado somente da blitzkrieg, mas também do despreparo do exército francês em comparação com as forças alemãs.
A blitzkrieg também foi utilizada na fase inicial da invasão da União Soviética, mas a resistência obstinada dos soviéticos e o enfraquecimento da máquina de guerra alemã, seja em vidas, seja em recursos, levaram a União Soviética a reverter o quadro da guerra.