Texto 1 “O propósito divino não é satisfazer nossa curiosidade, e, sim, ministrar-nos instrução proveitosa. Longe com todas as especulações que não produzem nenhuma edificação”. Com demasiada frequência, nós procuramos, na Palavra, apenas uma confirmação de nossos intentos, e nossos propósitos (2Tm 4.3-4); queremos apenas que ela nos diga o que desejamos ouvir. COSTA, Hermisten Maia Pereira da; LUIZ, Roney de Carvalho. Teologia Sistemática I. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2016. Texto 2 Conta-se que, certa vez, perguntaram a Lutero sobre o que Deus estava fazendo antes da criação da humanidade. Lutero respondeu: Cortando lenha. Mas, ainda sem entender, continuou o interlocutor de Lutero: - Como assim? Para que Deus estava cotando lenha? Então Lutero completou: Deus estava cortando lenha para por fogo nas pessoas que fazem esse tipo de pergunta. E continuou: De que adianta saber das coisas do céu se não podemos fazer nada para alterá-las. O céu pertence a Deus, então deixem o céu por conta de Deus, e, a bom português, “vão cuidar das suas vidas!”. Fonte: Elaborado pelo professor, 2018. A partir dos textos acima analise as afirmações abaixo: I. O conhecimento é uma forma de controle, assim, conhecer o discurso sobre Deus é uma forma de exercer poder. II. Ambos os textos advertem contra a tentativa de conhecer aquilo que não foi revelado, e, segundo o texto 2, parece uma forma de controlar as coisas de Deus. III. O texto 1 discorda da ideia apresentada no texto 2, pois a única forma de conhecer a Deus é investigando as verdades ocultas. IV. Para o texto 2, cada um tem que cuidar da sua vida e confiar que Deus cuide da vida de todos. É certo o que se afirma apenas em: Alternativas Alternativa 1: I, II, III Alternativa 2: I, II, IV Alternativa 3: I, II, III, IV Alternativa 4: III, IV Alternativa 5: I, IV
Respostas
Resposta:
Alternativa 5:I. IV porque a II da III são contraditórias
Sobre a Teologia Sistemática:
É certo o que se afirma apenas em: Alternativa 5: I, IV
I. correto. O conhecimento do Deus é o conhecimento de sua atuação, das suas leis e regras. Possuir este conhecimento é poder, ao impor aos demais as regras de conduta que serão aceitas por Deus.
II. incorreto. Os textos se referem a tentativa de justificar nossos atos através da Escritura Revelada, procurando adequar nossas expectativas aos ensinamentos de Deus. Mostra a tendência de humanizar a vontade de Deus.
III. incorreto. Ambos os textos implicam na ideia de que conhecer Deus, é praticar seus ensinamentos, mais do que inquirir sobre Ele. Tudo já nos foi revelado, falta entretanto, capacidade de compreensão.
IV. correto. Cabe ao bom ser humano praticar as máximas e ensinamentos enviados por Deus e que são conhecidas pelas Escrituras, ao invés de questionar seu fundamento.
Bons estudos!