Os dois primeiros presidentes da República, Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, eram militares. Durante seus mandatos, o Brasil enfrentou graves crises: o Encilhamento, a Revolta da Armada e a Revolução Federalista. Comente cada um deles.
Respostas
Revolta Armada- (1891-1894)
Foi a primeira revolta do período republicano,ocorrida no Rio de Janeiro aonde almirantes amotinados exigiam a convocação de eleições presidenciais. Tinham como principal objetivo a igualdade dos direitos e salários do exército e da marinha, além disso, os opositores lutavam pelo retorno à monarquia. Os almirantes levaram os navios de guerra para a Bahia de Guanabara e apontaram seus canhões contra cidades bastantes importantes como Rio de Janeiro e Niterói.
Revolução Federalista -(1893-1895)
Enquanto eclodia a revolta da armada no Rio de Janeiro,no sul do país ocorria a revolução federalista por onde republicanos e federalistas travavam uma luta sangrenta pelo controle politico do estado. Os republicanos obtiveram ajuda de Floriano Peixoto, com isso o Partido Republicano Rio-Grandense foi vitorioso. Floriano Peixoto terminou seu governo com a República consolidada,abafando essas duas revoltas. Ganhou de admiradores o apelido "Marechal de Ferro"
Encilhamento- O encilhamento foi uma medida adotada durante o governo de Deodoro da Fonseca por onde visava reverter a crise economica vivida no país.
O Brasil era um país basicamente agrario e seu principal produto de exportação era o café. Rui Barbosa (ministro da fazenda) criou um plano para industrializar o país, em 1890, ele permitiu que muitos bancos emitissem dinheiro e emprestassem a pessoas que se comprometessem a abrir uma empresa própria, se o tal dinheiro não fosse pago o governo assumiria a dívida com o banco. O resultado disso foi desastroso, muitas pessoas fraudavam suas proprias empresas.
O encilhamento resultou numa crise economica, o grande volume de dinheiro que estava sendo distribuindo causou uma inflação