As imensas extensões territoriais e a profissionalização dos soldados do exército modificaram os rumos da República romana. A crescente influência de alguns generais em oposição ao Senado (principalmente em decorrência da difusão dos costumes romanos junto aos povos conquistados, ação promovida pelo exército) causou a desestabilização desse sistema na Roma Antiga. Tais disputas de poder levaram a formação do Império Romano. Sobre os acontecimentos da História de Roma entre os anos de 27 a.C. e 476 d.C., julgue as afirmativas marcando V para as verdadeiras e F para as falsas: V F (A) O primeiro imperador romano foi Otávio Augusto, sobrinho e filho adotivo do general militar e ditador da República Júlio César. Em seu governo, ele implantou medidas que garantiram o início de um período com menos guerras e grande prosperidade, a chamada "Pax romana". V F (B) O ditado popular que diz “todos os caminhos levam a Roma” se deve ao fato de que os governantes organizaram o sistema de comunicação que utilizava todas as vias (estradas) para que eles pudessem receber notícias de todo o império e, ao mesmo tempo, centralizar o poder político em suas mãos. V F (C) O Senado romano perdeu seu poder e autonomia na época do império e passou a ser uma instituição meramente decorativa, pois a Guarda Pretoriana assumiu a função de aconselhamento e elaboração das leis. V F (D) A partir do século II, crises internas enfraqueceram o poder do Império Romano, o que fez com que o imperador Constantino transferisse a sede do governo para Constantinopla e dividisse o império em dois: o do Oriente e o do Ocidente, cada parte destinada a um de seus filhos. V F (E) A crise e a decadência do Império Romano foram ocasionadas exclusivamente pelos povos “bárbaros” que, unidos, atacaram em diversas frentes de batalha até chegar a Roma e destituir o último
Respostas
respondido por:
2
São corretas A e B.
A. Verdadeiro. Otávio Augusto realmente era filho adotivo de Júlio César e tornou-se o primeiro imperador de Roma, promovendo a chamada Pax Romana, interrompendo a expansão militar.
B. Verdadeiro. A grande estrutura de estradas pavimentadas dos romanos gerou o ditado todos os caminhos levam a Roma.
C. Falso. O Senado Romano perdeu grande parte de seu poder e autonomia no Império Romano, mas a Guarda Pretoriana não legislava.
D. Falso. As crises no Império Romano começaram a surgir no Século III.
E. Falso. As crises e a decadência do Império Romano foram ocasionadas por crises internas que fragilizaram o império contra ameaças externas, principalmente pelas disputas políticas e guerras civis.
Abraços!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás