Respostas
Resposta:
A presença dos índios no território brasileiro é muito anterior ao processo de ocupação estabelecido pelos exploradores europeus que aportaram em nossas terras. Segundo os dados presentes em algumas estimativas, a população indígena brasileira variava entre três e cinco milhões de habitantes. Entre essa vasta população, observamos o desenvolvimento de civilizações heterogêneas entre as quais podemos citar os xavantes, caraíbas, tupis, jês e guaranis.
Resposta:
A ideia que o povo brasileiro tem sobre os índios é uma visão muito estereotipada, e com muitos traços do eurocentrismo, muitas vezes visto como passado, povo que sofreu, e foi extinto; mas no começo temos que lembrar que até a palavra índio não tem nenhum significado, pode pesquisar nos dicionários, primeiramente deve-se usar indígena e lembrar que são mais de 300 povos com línguas e culturas diferentes de acordo com o IBGE.
Mas voltando ao estereótipo, o "índio brasileiro" é retratado como preguiçoso, ladrão de terras, aproveitador de cotas raciais e demarcação dos territórios, andam sem roupa, pintam o corpo e o rosto, só comem frutas, peixes e raízes, não usam nenhuma tecnologia, nem ao menos sabem o que é coca-cola.
Eu espero ter conseguido desconstruir nem que seja um pouco a ideia de "índio".