Para ensinar é preciso aprender e é aprendendo que nos tornamos mestres. Este era um dos pressupostos do internacionalmente reconhecido educador brasileiro Paulo Freire. Para este pensador, a missão do professor é possibilitar a produção do conhecimento político que considerava a conscientização do aluno como o objetivo maior da educação, propondo uma prática de sala de aula que desenvolvesse a criticidade dos alunos. Analise as alternativas abaixo : I. Para Freire, a conscientização política do aluno é o objetivo maior da educação. II. O professor deve ser democrático, sem abrir mão da sua autoridade. III. A prática da sala de aula deve favorecer o desenvolvimento da criticidade dos alunos. IV. A abordagem progressista visa habilitar o aluno a “ler o mundo” para poder reescrever a realidade. É correto o que se afirma apenas em:
rutecattaneo:
nao estou conseguindo responder esta questao
Respostas
respondido por:
2
F-V-V-V.
Somente a assertiva I é falsa, visto que para Paulo Freire o objetivo principal da educação é conscientizar o aluno. Isto quer dizer que, o aluno deve ter um pensamento crítico.
Para Paulo Freire a educação deve conscientizar os indivíduos, não pode ser alienadora, deve favorecer a criticidade. O professor não é mais o detentor do conhecimento, mas o mediador.
O aluno passa a ser protagonista do seu próprio conhecimento, deixando de ser somente um espectador.
Abraços.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás