Respostas
Resposta:
O Naturalismo foi um movimento cultural relacionado às artes plásticas, literatura e teatro. Surgiu na França, na segunda metade do século XIX (principalmente entre 1880 e 1900). Este movimento foi uma radicalização e extensão do Realismo.
Explicação:
Principais características do Naturalismo
- O mundo podia ser explicado através das forças da natureza.
- Valorização do conhecimento científico.
- O ser humano era condicionado às suas características biológicas (hereditariedade) e ao meio social em que vive.
- Forte influência do evolucionismo do naturalista britânico Charles Darwin.
- A realidade era mostrada através de uma forma científica (influência do Positivismo).
- Nas artes plásticas, por exemplo, os pintores enfatizavam cenas do mundo real em suas obras. Pintavam aquilo que observavam. A representação artística deveria ser a mais fiel possível das aparências da natureza.
- Na Literatura, ocorreu, com frequência, o uso de descrições de ambientes e de pessoas.
- Ainda na Literatura, a linguagem era tratada de forma coloquial.
- Os principais temas abordados nas obras literárias naturalistas foram: desejos humanos, instintos, loucura, violência, traição, miséria, exploração social, etc.
Resposta:
01) CORRETA.
02) CORRETA.
04) INCORRETA. O Naturalismo recebeu este nome não por valorizar a natureza brasileira, mas, por valorizar a ordem natural das coisas, os preceitos nos quais se baseava o auxiliavam nesta empreita de descrever as ações e reações do homem, como fruto do meio em que ele se encontrava. Ao contrário do que afirma a alternativa, o narrador naturalista buscava ver a realidade de maneira mais objetiva e direta, baseada na observação, na pormenorização descritiva, diferenciando-os e muito, do Romantismo que via tudo com o prisma da idealização. O narrador naturalista buscava manter-se o mais imparcial possível diante daquilo que narrava, mostrando os fatos como se fosse uma câmera que apenas revela, mas não expressa qualquer tipo de opinião.
08) INCORRETA. O ponto principal do fazer artístico do Naturalismo foi a prosa, a lírica não recebeu o mesmo destaque que ela durante este período, e comparando-se os preceitos desta escola com as características simbolistas podemos perceber visões antagônicas, visto que a linguagem, a forma, a visão e os temas são completamente diferentes. O naturalista preza pelo real empírico, ao passo que, o simbolista preza pelo transcendental, ou seja, aquilo que é inexplicável pela razão.
16) INCORRETA. Realmente o personagem Peri é o protagonista do romance “O Guarani” de José de Alencar, mas este autor e esta obra estrelam o Romantismo brasileiro, e não o Naturalismo como sugere a afirmativa.
Explicação: