Para Nietzsche o mundo é uma espécie de caos e apenas --------- pode transformar a desordem em beleza e tornar aceitável aquilo que há de mais aterrador na condição humana. Assinale a alternativa que completa a frase.
Correta: manifestação artística
De acordo com a História da Filosofia, a origem do pensamento filosófico é atribuída ao filósofo?
Correta: Pitágoras
A filosofia da Idade Média é dividida em dois grandes períodos. São eles:
Correta: Filosofia Patrística e Filosofia Escolástica
Para os gregos, mito era um discurso pronunciado para pessoas que acreditam ser verdadeira a narrativa apresentada. Os cantores ambulantes davam forma poética aos relatos populares e os recitavam de cor em praça pública. Sobre os mitos é correto afirmar-se que:
Correta: O mito era considerado uma narrativa sagrada.
De acordo
Respostas
De fato todas estão corretas.
Sobre as questões, posso complementar:
A a moral racionalista, segundo Nietzsche, é uma das característica dos fracos que, temendo a vida, os desejos e as paixões, inventaram o dever, e assim, ordenaram a submissão da vontade à razão impondo o castigo para quem transgredisse suas leis.
Pitágoras partia da noção numérica para o pensamento filosófico. Assim, o alcance da realidade se dá através do pensamento, porém, para que o mesmo possa ser compreendido, ele através dos números cultivavam as experiências em busca da razão.
Um fato interessante é que para Pitágoras, a matemática, ou melhor, os números, eram um fundamento ligado diretamente a razão assim como a filosofia, hoje, com o desenvolvimento das ciências e a separação dos campos, a matemática se tornou uma ciência própria.
Podemos dividir na antiguidade três períodos da filosofia, das quais temos:
- A filosofia pré-socrática;
- A filosofia socrática;
- E por fim, o período helenístico.
As escolas da filosofia antiga eram divididas em duas, sendo:
A escola itálica, com destaque para Parmênides e Górgias;
A outra escola da filosofia grega era a jônica, que tinha filósofos de peso, como Heráclito e Tales de Mileto, basicamente o pai da filosofia, que definia que "Tudo é água", ou seja, todas as coisas possuem água, e, o homem assim como a natureza fazem parte desse elemento que rege a energia do universo.