Respostas
Resposta:
Os Satélites Artificiais são equipamentos criados pelo homem com o intuito de explorar o Universo. São corpos lançados no espaço por meio de foguetes destituídos de tripulação que orbitam os planetas, outros satélites ou o Sol, sendo utilizados para o aprofundamento dos estudos acerca do sistema solar. Geralmente, eles podem ser observados a olho nu do planeta Terra.
Satélites naturais, chamados de luas, são corpos celestes sólidos que orbitam planetas.
Há luas de todos os tamanhos e formas e 146 orbitam os planetas do nosso Sistema Solar.
Outras 27 estão aguardando a confirmação por estarem em órbitas de plantas anões e asteroides.
Entre os planetas terrestres, somente Mercúrio e Vênus não têm luas.
A Terra tem um satélite natural, que chamamos Lua e Marte tem dois.
Júpiter, Saturno, Urano e Netuno – denominados gigantes gasosos – têm 143 luas confirmadas.
A explicação dos cientistas para a grande quantidade de satélites naturais desses planetas está em seus campos gravitacionais, que seriam intensos o suficiente para atrair e capturar outros objetos.
O planeta com o maior número de satélites naturais do Sistema Solar é Saturno, com 53 conhecidos e outros nove aguardando confirmação oficial.
Entre os satélites, Titã é a maior e conta com uma atmosfera considerada densa. Há, ainda, pequenos corpos que não são considerados luas e orbitam os anéis de Saturno.
O gigante Júpiter é orbitado por 50 luas conhecidas, cuja característica está em movimentos de revolução opostos ao planeta. Os cientistas estudam a confirmação de outras 17.
Em torno do planeta Urano orbitam 27 satélites naturais conhecidos, sendo a lua Miranda a de maior destaque.