Respostas
O termo mão de obra, usado para qualificar a classe trabalhadora, surgiu no início da Revolução Industrial em um processo de transformações econômico e sociais que começou na Inglaterra no século 18 e que trouxe a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e o uso das máquinas.
Agora, a expressão mão de obra está sendo amplamente utilizada até os dias de hoje. Poucos, entretanto, se dão conta do que ela exatamente significa, principalmente depois das transformações decorrentes das novas tecnologias, que impactam em muito o mundo do trabalho.
A expressão carrega um significado literal. Na época em que foi concebida, esperava-se dos trabalhadores que eles contribuíssem para o crescimento da empresa através da utilização exclusiva de suas mãos.
Em outras palavras, o profissional era contratado, em sua gigantesca maioria, para o exercício de atividades puramente mecanizadas, as quais não exigiam a utilização mais intensa do intelecto e tampouco a utilização da intuição ou da emoção.
Nos nossos dias parece um enorme contrassenso pensarmos da mesma maneira. A empresa moderna, independentemente de seu tamanho ou área de atuação, necessita urgentemente contar com profissionais “integrais”.
Resposta:
É o nome dado em psicologia ao fenômeno em que, quanto maiores as expectativas que se têm relativamente a uma pessoa, melhor o seu desempenho.
É o efeito de nossas expectativas e percepção da realidade na maneira como nos relacionamos com ela, como se realinhássemos a realidade de acordo com as nossas expectativas em relação a ela.