Questão 2/5 - Organização e Administração na Educação Física
Leia o seguinte fragmento de texto:
“As políticas têm sido tema recorrente em estudos e pesquisas recentes, que apontam que o sucesso do esporte de alto rendimento é cada vez mais suscetível de ser desenvolvido pelas políticas dos países. As estratégias elaboradas pelas nações com base em um planejamento e como componentes de um sistema estruturado são passíveis de maior monitoramento e controle, portanto, do gerenciamento da política esportiva”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BASTOS, F. C. O sistema e o desenvolvimento do esporte de alto rendimento olímpico no Brasil. Revista USP, São Paulo, n. 110, p. 72-78, jul./set. 2016. p. 73.
Tendo em vista essas informações e os conteúdos do texto-base Análise da estrutura organizacional do esporte de rendimento no Brasil: um estudo preliminar sobre o modelo teórico para a análise da estrutura esportiva que leva ao sucesso internacional, analise as seguintes proposições:
I. O modelo procura sistematizar os critérios de análise das estruturas esportivas dos países para identificar os fatores de sucesso.
PORQUE
II. Aspectos específicos do treinamento físico e desempenho individual de atletas compõem a análise do sistema esportivo.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
Resposta: Letra C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Explicação:“[...] ao longo do tempo, o marketing se estabeleceu como um consumo de processos envolvendo a criação, o desenvolvimento, a comunicação e a entrega de valor” (texto-base Reflexão sobre os fundamentos da teoria do marketing e tendências contemporâneas, p. 2). As demais alternativas são falsas, pois: “O estudo do marketing, em seus primeiros passos para formalização de uma disciplina da subárea da Administração, dentro do campo das Ciências Sociais Aplicadas, remonta ao início dos anos 1900, como forma de buscar respostas ao que a área Econômica não conseguia equacionar para os fenômenos mercadológicos [...]. A consolidação desse processo, no entanto, sofreu significativa evolução, partindo do estudo da distribuição e armazenamento no início do século XX [...]. O autor divide a história do marketing em três fases, quando considera o desenvolvimento do conceito de marketing como, ‘o surgimento de mercado de massa em 1850’, ‘a articulação do conceito de marketing moderno em 1960’ e ‘a transição de uma ênfase sobre a transação para o relacionamento em 1990’” (texto-base Reflexão sobre os fundamentos da teoria do marketing e tendências contemporâneas, p. 2).