Respostas
Resposta:
O liberalismo político é uma corrente política filosófica que nasce na idade moderna, tendo por expoente mais conhecido o contratualista inglês John Locke. Impõe-se contra o absolutismo. Enquanto este prega o poder absoluto do Estado sobre os seus cidadãos, o liberalismo político prega a limitação do poder estatal sobre a vida privada dos indivíduos. Prega a tolerância religiosa, ideológica, política, a liberdade de pensar, de agir. Ou seja, podemos dizer, de forma muito inicial, que o liberalismo político se antepõe a toda forma de totalitarismo.
O chamado Estado Democrático de Direito, modelo que o Brasil adota, é um Estado liberal, do ponto de vista político, pois é um Estado onde existem limites ao poder dos governantes, e no nosso caso, tal limite se dá por meio da soberania popular (o que justamente caracteriza um Estado democrático).
Já o liberalismo econômico, que também nasce praticamente no mesmo período, e praticamente no mesmo lugar, tendo por representante mais ilustre o escocês Adam Smith, prega, em apertada síntese, numa primeira visão, a não intervenção do Estado na economia, ou sua intervenção mínima. Acredita que o mercado por si só resolve suas falhas, e que a intervenção do Estado só as agrava, pois os agentes de mercado agem conforme uma racionalidade própria, alheia à intervenção estatal. Ele pregava que o próprio egoísmo das pessoas as leva a se empenhar para produzir e crescer, num ambiente competitivo, o que acaba gerando lucros para a sociedade, haja vista que dessa competição os preços caem, e a qualidade aumenta. Em suas próprias palavras, “Assim, o mercador ou comerciante, movido apenas pelo seu próprio interesse egoísta (self-interest), é levado por uma mão invisível a promover algo que nunca fez parte do interesse dele: o bem-estar da sociedade.”
Já apenas a partir desse primeiro contato com os termos, fica claro que liberalismo político e liberalismo econômico não se confundem, e podem mesmo estar completamente desassociados.
Leia mais: https://jornalpequeno.blog.br/edsontravassosvidigal/2015/09/26/liberalismo-politico-e-liberalismo-economico/#ixzz5rRQAVVsT
Explicação:
4)
O liberalismo é uma doutrina político-econômica e sistema doutrinário que se caracteriza pela sua atitude de abertura e tolerância a vários níveis. Nas artes, caracterizava-se por:
Resposta: e)
Dar ênfase à liberdade de expressão e às aptidões individuais.
Explicação: Resposta correta
O Liberalismo se caracterizava por enfatizar a liberdade de expressão e as aptidões individuais do ser humano.