Respostas
Circulação sistêmica-Também denominada de grande circulação, leva o sangue rico em oxigênio presente no ventrículo esquerdo para todas as partes do corpo. O sangue sai do coração por meio da artéria aorta, que se ramifica por todo o corpo, que é onde ocorrem as trocas de nutrientes e catabólitos. O sangue, agora pobre em oxigênio, retorna ao coração por meio das veias cavas superior e inferior, é lançado diretamente no átrio direito e segue para o ventrículo direito.
Circulação pulmonar-O sangue pobre em oxigênio encontrado no ventrículo direito é bombeado por meio da artéria pulmonar para os pulmões, mais precisamente para os alvéolos. Nesse local, ele sofre o processo de hematose, tornando-se oxigenado. O sangue é, então, transportado de volta para o coração, sendo lançado no átrio esquerdo pela veia pulmonar.
Vale destacar que o sangue que passa nas circulações sistêmica e pulmonar é o mesmo, uma vez que elas formam um sistema fechado. Entretanto, a pressão exercida por ele em cada circuito é diferente, sendo muito maior na circulação sistêmica do que na pulmonar.
Trajeto da circulação sistêmica: coração → corpo humano → coração.
Trajeto da circulação pulmonar: coração → pulmões → coração.