EXERCÍCIOS
1) Sobre o advento do Estado Contemporâneo, assinale a alternativa correta.
a) O Estado Contemporâneo confirma a manutenção e a sobrevivência livre de críticas da definição estatal inaugurada com o Estado Moderno.
b) O Estado Contemporâneo é apresentado a partir de novos elementos constitutivos, como a noção de cidadania internacional e a fragmentação do poder político em comunidades não territoriais.
c) O êxito do Estado Moderno em solucionar todas as controvérsias apresentadas por meio de uma organização segura e rápida permitiu a reafirmação contemporânea dos valores do passado.
d) A crise conceitual do Estado Moderno não impediu a manutenção dos elementos essenciais do Estado compreendidos no povo, no território e no poder político, mas renovou o debate sobre o conteúdo de cada um desses elementos.
e) A questão dos Direitos Humanos, no Estado Contemporâneo, permitiu a reafirmação da soberania estatal sobre o seu território no que tange aos direitos individuais de cada pessoa.
Respostas
É correta a alternativa D.
O debate sobre o conceito de Estado não modificou a sua definição básica (de modo que até mesmo nas escolas ainda se ensina que um Estado é "um povo, com um governo em um território), mas mudou como compreendemos "povo", "governo" e "território".
O principal elemento complicador disto é a globalização, de modo que há leis e práticas supranacionais que substituem em parte "o governo", disputas discursivas sobre quem seria "o povo" e até onde vai o "território".
Resposta:
D
Explicação:
De fato, os elementos essenciais do Estado Contemporâneo são os mesmos do Estado Moderno. Todavia, a crise do modelo anterior, frágil e desorganizado, suscita ainda intenso debate sobre cada um desses elementos. Discute-se a extensão da soberania em razão dos Direitos Humanos.