gente preciso de ajuda tenho que fazer um (Resumo do Desenvolvimento Sustentável) me ajudem por favor.
Respostas
A expressão desenvolvimento sustentável é frequentemente utilizada para caracterizar um modelo econômico que consiga conciliar o avanço econômico à preservação dos recursos naturais. Para a ONU (Organização das Nações Unidas), o desenvolvimento sustentável é “aquele que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.”
O conceito de desenvolvimento sustentável foi introduzido no discurso global no estudo da ONU, de 1987, denominado Nosso futuro comum, que traz várias recomendações para a sociedade, balizando-se em dois pontos essenciais:
preservação do meio ambiente para as gerações que estão por vir, evitando o esgotamento dos recursos naturais;
diminuição da fome e da pobreza, que são causa e consequência de desequilíbrio ambiental, junto a altos padrões de consumo atuais.
Assim, é possível perceber que as práticas de desenvolvimento sustentável não estão presas apenas à conservação do meio ambiente, mas também à construção de sociedades sustentáveis, com equidade econômica, diversidade cultural e justiça social. Além, é claro, de estarem aliadas às práticas de preservação de recursos naturais.
Uma das bases do conceito de desenvolvimento sustentável é a íntima ligação entre a destruição ambiental e a pobreza. Assim, busca-se a promoção de melhorias na qualidade de vida da camada empobrecida da sociedade, evoluindo, ao mesmo tempo, políticas de saneamento, cuidados com a saúde e combate à fome.
Sustentabilidade
De maneira correlata ao desenvolvimento sustentável, o conceito de sustentabilidade propõe que qualquer crescimento econômico aconteça não degradando o meio ambiente, mas preservando-o e incentivando sua conservação. Atualmente, aplicar a sustentabilidade em larga escala pode parecer utópico, pois seria necessário frear o crescimento econômico em várias frentes.
Entretanto, é fundamental que sejam encontrados meios de avanço tecnológico que permitam o crescimento econômico de países subdesenvolvidos, sem representar ameaças ao meio ambiente.
Desenvolvimento sustentável no Brasil
A Constituição Federal de 1988, que é válida até os dias de hoje e foi a base da redemocratização após o período de Ditadura Militar, prega o princípio de desenvolvimento sustentável em seu texto. Pela primeira vez no Brasil, foi dedicado todo um capítulo oficial ao Meio Ambiente.
Assim, o artigo 225 da Constituição prega que: “Todos têm o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”
Assim, a Constituição Federal diz que os aspectos sociais e a necessidade de conservação do meio ambiente estão em consonância com o conceito mundial de desenvolvimento sustentável. Ao menos na teoria, a legislação brasileira é uma das mais avançadas no campo ambiental.
Entretanto, ainda estamos longe de conseguir ser uma sociedade, de fato, sustentável. Um grande problema dos países em desenvolvimento é conseguir encontrar um equilíbrio entre o avanço econômico e a preservação ambiental, principalmente porque o modelo utilizado pelas nações hoje desenvolvidas sempre foi baseado na exploração exaustiva de recursos.
Assim, ao mesmo tempo em que se faz urgente preservar ao máximo o meio ambiente para as futuras gerações, os governos encontram, frequentemente, obstáculos para alinhar as expectativas de crescimento econômico e sustentabilidade.
Como o Brasil ainda é considerado um dos países de maior importância ambiental para o mundo, principalmente pela Amazônia, a necessidade de chegar ao equilíbrio ambiental que permita ao país crescer sustentavelmente é um dos maiores desafios do governo.
Em larga escala, podemos citar várias políticas públicas de desenvolvimento sustentável, que variam de local para local. Entretanto, algumas já são senso comum, podendo se traduzir em ações como:
exploração consciente de recursos naturais;
preservação de bem naturais aliada à dignidade social;
diminuição do ritmo de consumo;
programas socioambientais de conscientização da população;
reciclagem;
investimento em fontes renováveis de energia;
reflorestamento.
Além dessas ações, várias outras podem ser tomadas. Entretanto, é fundamental que essas aconteçam tanto no âmbito governamental quanto na própria sociedade, por meio de atitudes individuais e localizadas. Assim, cada um pode contribuir para a construção de um mundo baseado no desenvolvimento sustentável.