Leia os parágrafos 2 e 3, acompanhando-os com a análise do gráfico (e respectiva legenda) da variação da porcentagem de gás oxigênio (O2) na atmosfera da Terra desde sua formação. Certifique-se de que compreendeu a explicação para o aumento explosivo do teor de gás oxigênio na atmosfera, de 2,5 bilhões de anos
atrás até hoje. Resuma essa ideia em uma frase explicativa sintética.
Respostas
Como sabemos, na primeira metade da vida do planeta Terra, aqui não havia oxigênio na atmosfera, o gás O₂, que é fundamental para a vida surgiu há aproximadamente 2,4 bilhões de anos.
O oxigênio surgiu com os primeiros seres autótrofos, que foram as cianobactérias, que por sua vez liberavam o gás O₂ para a atmosfera primitiva.
Como essas bactérias não o utilizavam, esse fato acarretou no aumento da concentração de oxigênio na atmosfera terrestre.
Como todos sabemos, não há oxigênio na atmosfera para a metade da vida na Terra, e o oxigênio básico para a vida apareceu há cerca de 2,4 bilhões de anos. As primeiras bactérias autotróficas foram as cianobactérias e o oxigênio apareceu, que por sua vez liberou o gás O2 na atmosfera original. Como essas bactérias não o utilizam, esse fato aumenta a concentração de oxigênio na atmosfera terrestre.