• Matéria: Filosofia
  • Autor: Maíísa15
  • Perguntado 7 anos atrás

Segundo schopenhauer, por que sofremos e como podemos deixar de sofrer? Como a arte e a religiosidade nos ajudam a superar as condições que nos fazem sofrer?

Respostas

respondido por: Killergim50
5

Resposta:

"Contudo, ainda que as coisas pareçam trágicas, há uma possibilidade de parar a roda do sofrimento. A proposta de Schopenhauer para superar a dor encontra apoio na filosofia oriental, em especial naquela representada pelo budismo: trata-se da negação (ou superação) da vontade individual, que é cega e insaciável. Seguindo as considerações do filósofo, os meios para que o indivíduo possa superar a vontade individual residem na experiência artística que conduz à genialidade, a qual mantém uma relação autêntica com a capacidade intuitiva do ser humano. A genialidade é a capacidade de se manter na esfera da intuição e se libertar da força da vontade individual."

"Neste panorama, a experiência estética, compreendida como a contemplação das artes e da própria natureza, desponta como balsamo que alivia a angústia e é capaz de gerar a paz. O belo, que se manifesta no mundo, torna o fardo da existência menos pesado, fazendo com que a vida seja suportável. O artista empresta seus olhos para o espectador, evidenciando a essência daquilo que se pode chamar de “sentido da vida”. A roda do tempo para, as relações desaparecem: apenas o essencial se manifesta. O espectador, ao contemplar o mundo da perspectiva correta, encontra a alegria, a felicidade e a paz tão desejadas."

A igreja é algo importante também para quem acredita pois o ser humano precisa crer em algo, se sentir seguro, poder saber que nunca vai estar sozinho, que é um dos maiores medos dos povo.

Explicação:

Perguntas similares