aponte quais foram as transformações na lógica do trabalho ao longo dos anos desde o artesanato até a indústria
Respostas
Esse fenômeno é um processo muito amplo, afinal, teríamos que analisar o período Pré-Revolução Industrial até os dias de hoje, porém, podemos sintetizar esse processo.
Tudo começou quando o processo de produção artesanal expandiu-se pelo desenvolvimento de tecnologias e invenção de máquinas capazes de fabricação em massa, além do desenvolvimento de frotas terrestres e marítimas para importação e exportação de produtos, surgindo nossa Primeira Revolução Industrial.
Após o século XVIII, podemos dá um pulo para o final do século XIX e início do XX, quando surge um modelo industrial denominado de Taylorismo, onde existe uma sistematização em fábricas, organização de funções, fiscalização e utilização do tempo como referência produtiva, dando início para Segunda Revolução Industrial.
Nesse mesmo século, surgiu o Fordismo, complementando essa Segunda Revolução, onde tínhamos o advento da produção com utilização da esteira elétrica, acelerando o processo produtivo, além com mais implementação de máquinas no setor produtivo, criando um estoque de mercadorias.
Em 1960 e 1970 ocorreu o nascimento de um novo modelo industrial, porém, com o início da valorização do trabalhador polivalente e multifuncional, autônomo e criativo, valorizado em fábricas, uma renovação no modo de produção em massa. O Toyotismo também implementou ainda mais tecnologias, iniciando uma Era da informática em indústrias, produzindo o suficiente para uma demanda existente.