Quentro 06 (1,0)
Depois da II Guerra Mundial, a ONU adotou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que colocava em pauta o
"respeito universal e observancia dos direitos humanos e liberdades fundamentais para todos, sem distinção de raça, sexo,
lingua ou religião"
De acordo com o que desenvolvidos sobre os conflitos religiosos no mundo, relacione a segundo coluna de acordo com a
primeira
1. Afeganistão
2. Nigeria
3. Israel
Conflito entre judeus e muçulmanos, que teve início em 1948, com a criação pela ONU do Estado
da, deixando os arabes da Palestina sem um Estado oficial.
Conflito envolvendo o prupo fundamentalista Talba e a Aliança do Norte que busca combater os talibas
pelo controle do país.
Divide o país com uma população distribuida em mais de 250 grupos étnicos, que ocuparam diferentes
aranakan tanda na
Antantar fettare il
Respostas
Resposta:
Ao relacionar a segunda coluna com a primeira, temos que: 1. II; 2. III; e 3. I.
Nesta questão, observa-se alguns conflitos religiosos que ocorrem em grande escala em três países do mundo. Uma constatação é que muitos destes conflitos são gerados devido à intolerância religiosa. Os países abordados na questão foram três:
1. Afeganistão: II. Conflito envolvendo o grupo fundamentalista Talibã e a Aliança do Norte, que busca combater os talibãs pelo controle do país.
Os Estados Unidos passaram a apoiar a Aliança do Norte após o atentado às torres gêmeas em 11 set. 2001. Em 2011 foi capturado e morto o líder do Al-Qaeda (Bin Laden), grupo que apoia o regime talibã. Porém essa captura não reduziu os conflitos internos do país.
2. Nigéria : III. Divide o país com uma população distribuída em mais de 250 grupos étnicos, que ocuparam diferentes porções do país ao longo dos anos.
Os diversos grupos étnicos que convivem na Nigéria travam constantes disputas territoriais. Ao norte da Nigéria vivem os muçulmanos e as regiões centro e sul são habitadas por cristãos que constantemente se mantém em conflitos religiosos.
3. Israel: I. Conflito entre judeus e muçulmanos, que teve início em 1948, com a criação pela ONU do Estado de Israel, deixando os árabes da Palestina sem um Estado oficial.
O Acordo de Oslo, assinado em 1993, foram iniciadas as tratativas para criar um futuro Estado Palestino. Porém, na negociação da Cisjordânia e da parte oriental de Jerusalém, o Acordo foi encerrado, dado que nem os palestinos nem os israelenses abrem mão destes territórios.
Espero ter ajudado!