1) O que a Sociologia estuda?
2) O que é senso comum?
3) Como foi contruida a Sociologia no Brasil?
4) Nos podemos dizer que nossa vida cotidiana é social ? Explique.
5) O que é fato social? E quem explica este conceito?
6) Quantos tipos temos de ações sociais? Escolha dois e explique.
7) Entre os autores Brasileiros que estudam sobre a nossa sociedade escolha dois e aponte as
diferenças entre suas linhas de estudos. Compare a análise destes autores e a sua realidade.
Respostas
Resposta:
1-Sociologia é a ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade
2- Senso comum é o modo de pensar da maioria das pessoas, são noções comumente admitidas pelos indivíduos. Significa o conhecimento adquirido pelo homem partir de experiências, vivências e observações do mundo.
3- Em terras tupiniquins, entre os anos de 1920 e 1930, teve início as pesquisas e análises por parte de estudiosos para a busca da compreensão do sistema de sociedade brasileira. Aspectos como a abolição da escravatura, os índios e negros, além dos êxodos passaram a ser o foco dos estudos.
Gilberto Freyre (com a obra Casa Grande & Senzala-1933), Sérgio Buarque de Holanda (com o livro Raízes do Brasil-1936) e Caio Prado Júnior (com a obra Formação do Brasil Contemporâneo-1942) se destacaram como os principais autores da época.
4- ...
5-O fato social são os agentes reais ou o conjunto de maneiras que estão no centro de uma sociedade. ... Exemplos de fato social são as normas sociais, valores, convenções e regras que existem independente da vontade e da existência do indivíduo, como explica Durkheim
6- A ação social, para Max Weber, pode ser dividida em quatro ações fundamentais: ação social racional com relação a fins, ação social racional com relação a valores, ação social afetiva e ação social tradicional.
7- ESSA TEM QUE SER FEITA POR VOCÊ
Resposta:
Explicação:
1. A Sociologia estuda a forma de pensar e de agir de cada individuo a partir do jeito qual ele foi criado.
2, Senso comum, nada mais é do que afirmaçoes sem comprovação científica. Ex: "lavar o pé de crucifixo faz chover"