Faça uma resenha crítica (do filme O Nome Da Rosa)considerando as influências da religião no Direito através do tempo. Partindo das considerações sobre a inquisição em seu processo de obtenção e gestão da prova e a instrumentalidade da defesa do acusado neste modelo.
Respostas
O filme em nome da Rosa em uma breve resenha crítica narra a história de um monge franciscano que investiga uma série de assassinatos em um mosteiro beneditino italiano na baixa idade média resultando na instalação do tribunal da santa inquisição.
William de Baskerville o monge franciscano começa a investigar o caso, os demais religiosos acreditarem que é obra do Demônio.
As vítimas aparecem sempre com os dedos e a língua roxos. O mosteiro guarda uma imensa biblioteca, onde poucos monges tem acesso às publicações sacras e profanas.
O motivo principal dos assas inatos era a tentativa dos monges de proteger os livros considerados profanos pela Igreja, como a obra Poética de Aristóteles, que falava da comédia e do riso. A comédia pode fazer com que as pessoas percam o temor a Deus esse era o pensamento da época.
A) Considerando as influências da religião no Direito através do tempo, podemos observar que não havia separação entre o direito e a religião, o que era denominado de Direito canônico que é o conjunto de leis e regulamentos feitos ou adotados pelos líderes da Igreja, para o governo da organização cristã e seus membros.
Existia também uma tentativa muito forte de acabar com difusão dos conhecimentos das obras da filosofia greco-romana e manter a dominação da igreja sobre o conhecimento cientifico da época.
B)Partindo das considerações sobre a inquisição em seu processo de obtenção e gestão da prova e a instrumentalidade da defesa do acusado neste modelo.
Ao investigar os assassinatos se busca a verdade, a explicação, a solução do mistério, a partir de um novo método de investigação. O frade franciscano representa o renascimento, a razão, ele investiga, examina, interroga, duvida, questiona e, por fim, com seu método empírico e analítico, desvenda o mistério. Os tribunais da inquisição não utilizavam esses métodos, eles utilizavam rituais religiosos para verificar se individuo era culpado ou não, se ele sobrevivesse aos rituais e a tortura seria considerado inocente.